fbpx
troca da mangueira

Quando fazer a troca das mangueiras de arrefecimento?

Fazer a manutenção preventiva é a melhor solução para manter evitar realizar a troca das mangueiras de arrefecimento com frequência 

As mangueiras do sistema de arrefecimento têm a função de realizar o roteiro necessário para condução dos fluídos para o resfriamento e controle de temperatura do motor do veículo, e é de suma importância para o bom funcionamento do automóvel, portanto, ficar de olha para a troca das mangueiras de arrefecimento é fundamental.

A análise prévia para realizar a manutenção preventiva nas mangueiras de arrefecimento é fundamental para não ocorrer problemas futuros com o motor, eliminando a possibilidade de ele deixar o proprietário do veículo “na mão”, caso ela perca a função e deixe de realizar a refrigeração do conjunto em virtude de um rompimento ou vazamento do líquido do sistema de arrefecimento.

“É sempre bom lembrar que se o automóvel não estiver com o sistema de arrefecimento em ordem, o motor pode superaquecer ocasionando a quebra ou até mesmo a perda do motor, que irá fundir seus componentes mecânicos e perder o conjunto por completo, o que possui um alto custo de recuperação e substituição”, destaca Fábio Waldomero, engenheiro e coordenador do Centro Tecnológico de Formação (CTF) do Grupo Universal Automotive Systems.

Qual o momento de realizar a troca das mangueiras de arrefecimento e por quê?

É recomendado que o proprietário sempre realize a análise visual das mangueiras do sistema de arrefecimento do veículo, verificando se existe algum ponto de ressecamento, trincas ou pequenos vazamentos do líquido de arrefecimento, que é perceptível, principalmente, quando é aplicado líquidos protetivos, e é possível identificar rastro de vazamentos na estrutura do cofre do motor ou marcas no chão da garagem do veículo.

Outro ponto importante é sempre analisar o nível do líquido do sistema de arrefecimento, mantendo conforme as marcações de máximo e mínimo do seu respectivo reservatório. Acusação de baixa no líquido pode estar relacionado à algum vazamento do sistema.

Para uma boa durabilidade do produto, sempre é indicado analisar se as mangueiras de arrefecimento do veículo estão com seu roteiro e circuito conforme padrão original adotado pela montadora – não sendo aconselhável realizar adaptações no sistema -, sem atrito com nenhum outro componente do bloco do motor, assim a possibilidade de um possível desgaste e rompimento é menos provável.

Outro padrão de análise muito utilizado é a checagem por meio manual (tato), apertando as mangueiras para verificar se o conjunto não tem nenhum ponto com aparência rígida, com sua estrutura ressecada ou quebradiça, sempre o carro não estiver ligado e com ele já frio depois do uso.

Como funciona o procedimento de substituição

Sempre é recomendado que a substituição das mangueiras de arrefecimento do veículo seja realizada por uma mão de obra especializada, usando as ferramentas adequadas para a função. O reparador deve realizar todas as substituições sem danificar as novas mangueiras do veículo.

Para a substituição das mangueiras é recomendado a utilização de abraçadeiras metálicas de rosca sem fim de cantos arredondados (para não cortar ou marcar a mangueira) ou abraçadeira elástica (Spring Clamp – DIN3021) conforme o padrão original utilizado pela montadora, para melhor fixação sem danificar a estrutura da mangueira no aperto do conjunto.

“Algo importante a se considerar é que, ao realizar a manutenção e substituição das mangueiras de arrefecimento, é preciso, realizar também a análise do conjunto completo, incluindo o estado de conservação e uso do reservatório, radiador e suas respectivas tampas, bomba d’água, as válvulas termostáticas, abraçadeiras e conectores”, reforça Fábio Waldomero.

Sempre ao realizar qualquer manutenção no sistema de arrefecimento, realizar também a substituição do seu líquido com o aditivo correto conforme indicado pelas montadoras ou pelos principais fabricantes e distribuidores de aditivos, e assim manter o conjunto protegido para uma maior durabilidade e eficiência do sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *