fbpx
crescimento da logística

Desafios para manter o crescimento da logística em 2022

O impulsionamento do crescimento logístico não para, comparando os últimos anos temos crescimento exponencial dos transportes acompanhando o crescimento dos e-commerces e transações entre plataformas maketplaces entre outras.

O e-commerce brasileiro cresceu cerca de 47% nos primeiros seis meses de 2020, totalizando um lucro de R$ 38,8 bilhões. O ritmo médio de crescimento do e-commerce brasileiro deve se manter em torno de 17% ao ano até 2024, sendo que, 75% das transações online de 2021 devem acontecer em smartphones.

Crescimento ordenado, se prepare para ser maior!

Com esse ambiente favorável para as transportadoras não se pode esquecer que se faz necessário investimentos na gestão e na tecnologia.

Muitas vezes se enxerga avanços tecnológicos com implantação de sistemas de ponta, automação, rastreamento entre outros e não se revisa a parte de procedimentos da empresa, matriz de riscos e o que realmente se faz necessário controlar e automatizar fazendo análise de custos, sem esses estudos corremos o risco de comprar uma metralhadora para matar mosquito.

Outro fenômeno que acontece quando o remédio vira veneno para o negócio é o aumento do faturamento,porém um declínio da rentabilidade isso acontece devido ao aumento do custo operacional e demora na amortização dos investimentos feitos, podemos evitar isso com bom estudo de fluxo de caixa, raio X da operação, implementação de novos indicadores e benchmark.

Dica: maior causa de problemas financeiros em uma empresa é o crescimento desordenado e a falta de visão para crescer, invista em tecnologia que traz rentabilidade, invista em capital humano, pois esse faz a diferença, verifique a qualidade de indicadores operacionais e gerenciais

Desafios que poderemos ter para manter o crescimento 2022

Já é fácil prever que a inflação será o maior inimigo de quem quer crescer.

Hoje temos um crescimento (PIB) de 4,80% e uma inflação de 10,12% ano e uma taxa de juros em 7,75%, temos um cenário de escassez de produtos por falta de matéria-prima e desvalorização da nossa moeda, para o próximo ano não deve mudar esse cenário, temos algo um pouco mais pessimista com crescimento abaixo de 1% e inflação acumulada de 4,96%, o dinheiro vai custar mais caro, com taxa de juros previstos para 11,25% , o que deve frear o consumo e ajudar a controlar a inflação,porém reduz o crescimento e investimentos no país.

Dica: Vamos perder em alguns setores, mas iremos ganhar em outros, entre perdas e ganhos o equilíbrio se torna a oportunidade para 2022, equilíbrio nos investimentos, diversificação na área comercial, profissionalização do capital humano está entre as lições de casa.

Controlar os ladrões de rentabilidade será um divisor de água, mais disponibilização da frota, com menor custo por km, compras bem feitas com estoques equilibrados tornara a empresa mais competitiva.

O combustível subiu? Recentemente publicamos que podemos economizar diesel colocando um projeto de acompanhamento de calibragens desses pneus.

Todos sabem o que fazer, porém o que não é medido não se controla o que não se controla não se gerencia e assim não é feito, fazer e controlar o básico bem feito ainda é a melhor receita.

Cristiano Moreti, profissional com 25 anos de experiência em toda a cadeia de suprimento, gestão de manutenção, gestão de pneus, gestão de abastecimento do setor automotivo
Entre em contato com o Cristiano via WhatsApp
Siga o Cristiano no LinkedInn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *