fbpx

Híbridos e Elétricos entram no selo de etiquetagem veicular

Etanol pode ser um diferencial no futuro
24 de novembro de 2021
Economia circular terá grande impacto nos veículos
24 de novembro de 2021

Híbridos e Elétricos entram no selo de etiquetagem veicular

Criado em 2005, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) já inclui 990 modelos, de 35 fabricantes diferentes distribuídos em 15 categorias informando a eficiência energética de cada veículo, categorizando em escala que vai de “A” a “E”. A tabela indica o consumo energético em MJ/Km e nível de emissões de CO2 de cada modelo avaliado dentro dos critérios do Instituto. 

A novidade é que a partir desse ano passou a incluir modelos híbridos e elétricos. Nessa atualização, realizada em agosto, o Inmetro divulgou o consumo de 22 carros elétricos e 78 híbridos. Isso representa um grande passo para o setor, ao incluir modelos extremamente eficientes energeticamente. 

Este selo cria um fator de comparação tanto para o consumidor quanto para o reparador que passa a ter uma real visão do nível de eficiência que a tecnologia da eletrificação traz. Por exemplo, o elétrico BMW i3 abocanhou o título de modelo mais eficiente disponível no mercado nacional, com 0,47MJ/KM, o que equivale a 47Km/l em uma conversão direta, com emissão de 0g/Km de CO2. Isso garantiu a ele a classificação “A”, tanto na comparação relativa da categoria, quanto na comparação absoluta geral, a qual compara todas as categorias do estudo. Apenas como referência, o Chevrolet Onix, 1.0 turbo automático, emite 91g/Km de CO2 e tem eficiência energética de 1,47 MJ/KM, o que se traduz em um consumo na cidade de 13,5Km/l com gasolina, o que deu a ele o selo “A” na categoria e “B” no geral.

Ou seja, pelos números mostrados fica muito claro o quanto a tecnologia de eletrificação impacta no aproveitamento da energia dos veículos, seja ela energia térmica dos motores a combustão ou elétrica no caso dos modelos eletrificados. Dessa forma fica muito mais fácil a compreensão do funcionamento dos sistemas eletrificados nos veículos.

Alexandre Costa– Alpha Consultoria
Consultor sênior especializado em inovação para o setor automotivo, com 25 anos de experiência. Palestrante convidado a participar dos principais eventos do mercado em todo País e diretor da Alpha Consultoria, empresa dedicada ao segmento automotivo.
Entre em contato com a Alpha Consultoria via WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *