fbpx
volkswagen caminhão

VW caminhões e ônibus fecha parceria para promover economia circular

A VWCO acaba de assinar um acordo com a Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ) em que assume o compromisso de promover cada vez mais a economia circular. Na prática, isso significa que a empresa vai incrementar a eficiência de uso e reaproveitamento de recursos e serviços, pensando no ciclo de vida de seus produtos, desde a criação.

“Estamos alinhados aos pilares de sustentabilidade de todo o GRUPO TRATON e vamos focar nossos esforços em ações que estimulem os princípios de regenerar, compartilhar, otimizar ao máximo, reutilizar, adotar compostos mais sustentáveis e também novas tecnologias com menor impacto ambiental”, descreve Marco Saltini, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da VWCO.

Iniciativas em desenvolvimento

A montadora já é uma referência nesta prática. Além de toda a abordagem na fabricação de seus veículos, um exemplo recente é a criação do e-Consórcio, em que trata todo o ciclo de desenvolvimento do VW e-Delivery de forma a acelerar a adoção de uma mobilidade mais sustentável.

A parceria com a UERJ agora vem para complementar e enriquecer esse trabalho, associando o conhecimento acadêmico a praticas consolidadas sobre como avançar na circularidade dos processos e produtos da VWCO. A iniciativa se desenvolve no âmbito do projeto UERJ Circular e o primeiro passo consistiu num seminário ministrado pela universidade aberto a todos os colaboradores com o objetivo de propagar essa cultura ainda mais pela empresa.

A próxima fase será a realização de um workshop para a identificação de oportunidades estratégicas orientadas para a economia circular, considerando a circularidade desde o design na conceituação de projetos até o fim da vida útil dos produtos e além.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *