fbpx
cofap manutenção

Saiba fazer a revisão adequada dos bicos injetores

Economia é um dos fatores mais importantes para a maioria dos proprietários de veículos, ainda mais num momento como o atual, com aumentos progressivos nos preços dos combustíveis. Por isso, a Marelli Cofap alerta para a revisão periódica dos bicos injetores, componentes responsáveis por pulverizar o combustível nas proporções adequadas para o funcionamento do motor, com o objetivo de garantir os menores índices de consumo, de emissão de poluentes e, consequente, na melhoria da qualidade do ar.

Nos motores a gasolina, etanol e flex, falhas no funcionamento, perda de potência, marcha lenta irregular, dificuldades na hora da partida, podem indicar falhas dos bicos injetores e alertam para a necessidade de uma verificação. Já nos motores a diesel, além desses sinais, ruído excessivo no motor e emissão de fumaça preta podem, também, indicar necessidade de revisão do componente.

Os bicos injetores são permanentemente solicitados durante o funcionamento do motor e a quantidade de combustível a ser injetada é calculada pelo sistema eletrônico do veículo. Mas é o bico injetor que faz a pulverização do combustível no volume correto. Nos motores a diesel,  as condições de trabalho às quais o componente é submetido são muito severas, já que está diretamente em contato com a câmara de combustão – região mais quente do motor e sempre submetida a altas pressões.

Na hora da troca, é essencial aplicar produtos de qualidade como os da marca Magneti Marelli para evitar problemas e retornos à oficina. Com um portfólio que conta com cerca de 60 bicos injetores destinados a motores ciclo Otto (gasolina, etanol e flex) e 40 ponteiras para modelos diesel, a Marelli Cofap disponibiliza, no mercado de reposição, produtos desenvolvidos de acordo com as especificações dos produtos genuínos. As ponteiras destinadas à aplicação diesel contam com severos controles de qualidade, além de modernos processos de fabricação que empregam as mais avançadas tecnologias como o tratamento superficial DLC (Diamond-Like Carbon), que confere ao componente elevada resistência ao desgaste, aumentando sua vida útil.

A marca Magneti Marelli também oferece ao mercado reparador os bicos injetores para ARLA (agente redutor líquido automotivo), necessários nos veículos a diesel que utilizam a tecnologia para controle da emissão de poluentes. O produto permite redução no custo da manutenção caso o problema seja apenas no bico injetor, pois o reparador não necessitará substituir todo o conjunto módulo dosador, que é fornecido apenas pelas concessionárias. É importante salientar que a substituição correta do bico injetor garante a integridade de outros componentes, gerando gastos adicionais com a necessidade de eventuais manutenções.

De acordo com a Marelli Cofap, um dos principais fatores que ajudam a preservar a vida útil do componente é a utilização de combustível de qualidade. A ponteira do bico injetor do diesel é a peça que sofre o maior desgaste no sistema de alimentação, sendo a mais afetada pelos problemas causados pelas impurezas encontradas no combustível de má qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *