fbpx
ZF Fiat Pulse
ZF fornece tecnologias de segurança para o novo Fiat Pulse
3 de novembro de 2021
consórcio marcopolo
Marcopolo e Rodobens lançam consórcio nacional
4 de novembro de 2021

A história do Honda Civic

história do honda civic

A Honda é uma das montadoras mais famosas do mundo. Criada por Soichiro Honda em 1946 como Honda Technical Research Institute, se tornando em 1948 a Honda Motor Co. Ltda, ela ganhou destaque por suas linhas arrojadas e consideradas a frente do seu tempo.

A Honda completa 50 anos de Brasil. Sediada em Sumaré-SP, começou em 1971 com a importação da suas conhecidas motos, onde cinco anos depois começou a produção em solo nacional. A montadora japonesa começou a trazer os seus veículos apenas em 1992, como importação.

A produção nacional de veículos da montadora começou apenas em 1997, com aquele que seria o carro chefe da Honda, o Civic. A Revista Reparação Automotiva vai contar um pouco da história desse icônico veículo aqui no Brasil.

O começo

A primeira geração do Honda Civic nasceu em 1972, sendo produzida até 1979. Ele continha uma carroceria de duas portas (cupê), três e cinco portas (hatchback) e quatro portas (sedã). O modelo vinha equipado com motores de 1.2 e 1.5 litro e câmbio manual ou automático.

civic primeira geração
Segunda geração

A segunda geração foi fabricada de 1980 a 1983. O modelo vinha de fábrica com motores de 1.3 e 1.5 litro. O lançamento trouxe como novidade uma grade inteiriça, conjunto ótico mais destacado e para-choques mais robustos e escuros.

segunda geração civic
Terceira Geração

Sendo comercializada entre 1984 e 1987, a terceira geração do sedã ganhou um visual repaginado e uma distância entre-eixos maior. Foi nessa época, em 1984, que a versão esportiva Si começou a ser vendida no Japão com um motor 1.6 16 válvulas de 135 cv.

Terceira Geração civic
Quarta Geração

A quarta geração do Civic, a última que não chegou ao Brasil, ficou em linha entre os anos de 1988 e 1991. A versão LX do mercado norte-americano já trazia trio elétrico, enquanto no Japão chegavam os freios ABS e controle de tração. A primeira geração dos motores VTEC, com comando variável, foi apresentada em 1989.

Quarta Geração Civic
Quinta Geração

A quinta geração do Civic foi a primeira que chegou ao Brasil. Produzida de 1992 a 1995, ela chegou com motores 1.5 e 1.6. No Japão, havia ainda a opção de motorização 1.3. Como curiosidade, os modelos que chegaram em território nacional eram importados dos EUA.

quinta geração civic
Sexta Geração

A chegada da sexta geração do Civic marca o começo da produção de veículos da Honda no Brasil. O modelo ficou em linha entre 1996 e 2000 e foi montado no Brasil de 1997 a 2000 na fábrica de Sumaré (SP). Os carros nacionalizados saíam da linha de montagem com os motores D16Y7 (sem comando variável e com 106 cv) e D16Y8 (com comando VTEC e 127 cv).

Civic sexta geração
Sétima Geração

Feito Entre os anos de 2001 a 2006 o Civic saia sempre com carroceria de quatro portas e motores 1.7 de 115 cv e 130 cv. Na sétima geração, a suspensão foi revisada e ganhou mais suave com a adoção de amortecedores e molas de nova calibragem e adição de barra estabilizadora.

sétima geração
Oitava Geração

Talvez aquela que seja a geração mais marcante para os brasileiros, a oitava versão do Civic foi produzida entre 2006 e 2012. Batizado de New Civic”, trouxe um design futurista, painel de instrumentos em dois níveis e um motor 1.8 gerenciado pelo câmbio automático de cinco marchas com aletas no volante. Naquela geração, as novidades foram a adoção de sistema flex e a chegada da versão Si, equipada com motor 2.0 de 192 cv, sendo o modelo nacional mais potente produzido na época.

Civic oitava geração
Nona Geração

Aproveitando o sucesso da geração anterior, a nona geração chegou sem grandes alterações visuais em relação à linha anterior e rendeu ao modelo a liderança de vendas no Brasil em 2013. Era a primeira vez o sedã da Honda ultrapassava o Toyota Corolla.

nona geração civic
Décima e atual geração

A décima e atual geração chegou em 2015 marcando o retorno da versão topo de linha EXR, com mudanças no exterior e interior. A intermediária LXR foi equipada com sistema VSA (controle de estabilidade e tração) e HSA (assistente de partida em rampa), enquanto a versão EXR ganhou airbags de cortina e nova central multimídia com tela de 7” e navegador integrado ao painel. Ele também marca a última geração do Civic que terá produção em território nacional.

décima geração civic
Futuro

A décima geração do CIvic marcou o final da produção desse modelo no Brasil, mas a próxima geração já existe nos Estados Unidos e conta com previsão de lançamento por aqui em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *