fbpx

Kit amortecedor é importante para amanutenção da suspensão

Qual o papel do ECM em um veículo de injeção eletrônica
20 de outubro de 2021
fiat pulse
thyssenkrupp fornece componentes para novos motores turbo do Grupo Stellantis
20 de outubro de 2021

Kit amortecedor é importante para amanutenção da suspensão

kit amortecedor e suspensão
Composto por coxim, coifa e batente, o kit realiza o encaixe do amortecedor com a carroceria do carro, com o objetivo de absorver o impacto das vibrações causadas ao trafegar com o veículo.

Componentes fundamentais do sistema de suspensão, os amortecedores têm como função controlarem os movimentos de abertura e fechamento das molas ao transitar por depressões, lombadas ou vias irregulares, manterem o contato dos pneus no solo, também a estabilidade do veículo nas curvas e conforto dos ocupantes do veículo. “Os amortecedores são considerados itens de segurança, merecendo total atenção na hora da manutenção. Mas, é preciso ficar atento também às condições do kit amortecedor, pois se comprometido, o papel dos amortecedores ficam prejudicados”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Segundo Silva, para garantir o sucesso da venda ou da manutenção, vendedores e reparadores precisam conhecer bem todo o sistema de suspensão, especialmente, o kit amortecedor, conjunto de peças que realiza o encaixe do amortecedor com a carroceria do carro, com o objetivo de absorver o impacto das trepidações naturais do uso do veículo, de modo que não causem danos.

O kit amortecedor é composto por coxim, coifa e batente. A peça que dissipa a energia cinética dos impactos na suspensão, assim sustentando o amortecedor na carroceria, é o coxim, de metal e revestido de borracha, segundo o gerente. Já a coifa atua como tampa para a haste do amortecedor, evitando a entrada de resíduos e o batente suaviza os impactos do final do percurso.

A recomendação é substituir o kit amortecedor juntamente com os amortecedores, pois peças desgastadas podem ocasionar ruídos e prejudicar o desempenho da suspensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *