Sabe dizer, quão produtiva é a sua oficina? –

Sabe dizer, quão produtiva é a sua oficina?

O segmento da reposição em 2021
10 de setembro de 2021
Cinco passos para avaliar a lucratividade da sua oficina
Cinco passos para avaliar a lucratividade da sua oficina
13 de setembro de 2021

Sabe dizer, quão produtiva é a sua oficina?

Tenho certeza que se for indagado por mim, sobre quanto sua oficina gerou de receita no último mês, essa informação estará na ponta da língua! Na pior das hipóteses será necessário recorrer a uma planilha ou relatório de sistemas, mas de certo a informação estará lá, a disposição!

Mas e se a pergunta for outra? E se eu te perguntar qual foi a produtividade de sua oficina no mês que passou? Saberia responder?

Posso afirmar, categoricamente, que a grande maioria dos empresários, donos de oficinas e centros automotivos, não teriam essa resposta para me dizer. Um ou outro empresário poderia me indagar, que a receita gerada no final do mês é o resultado da produção da oficina, e portanto, também indicaria sua produtividade! O que não deixa de fazer sentido, mas está um tanto quanto distorcido em termos de conceito.

Mas afinal, porque saber o nível de produtividade é tão importante? O resultado gerado no fim do mês não seria o suficiente?

Na verdade, não! Já citei em vários artigos, palestras, lives e videos que uma oficina é um processo produtivo, e que avaliar seu resultado apenas por uma métrica financeira como a receita total é uma visão um tanto quanto míope do próprio negócio. Não traz a verdadeira dimensão da sua empresa!

Quando conseguimos mensurar a produtividade aí sim, estamos, efetivamente, conseguindo enxergar a condição real da oficina. Ou seja, estaremos conseguindo mensurar quanto, em Reais, a oficina produz por hora, e é essa a relação mais importante no seu negócio!

E quando começa a avaliar seu negócio baseado nesse indicador, a Produtividade, todo seu esforço estará em conseguir gerar mais ganho, no mesmo período de tempo! Ou seja, produzir mais reais por hora! Isso que realmente é importante em um negócio baseado na venda de serviços atrelado a hora! A Produtividade te dirá em que investir para ter ganhos, quais processos precisa melhorar e onde dedicar seus esforços!

Mas, afinal, se a produtividade é algo tão importante assim, como mede então? E, como você pode calcular isso no seu negócio? 

Bem, isso aí já é assunto para a próxima coluna! Até lá!

Alexandre Costa– Alpha Consultoria
Consultor sênior especializado em inovação para o setor automotivo, com 25 anos de experiência. Palestrante convidado a participar dos principais eventos do mercado em todo País e diretor da Alpha Consultoria, empresa dedicada ao segmento automotivo.
Entre em contato com a Alpha Consultoria via WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *