fbpx

O controle de fluxo de caixa é primordial para uma boa administração

Olá pessoal, na edição passada falamos sobre como saber se sua oficina está gerando lucros ou rejuízos através da análise do DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício, agora nesta edição vamos falar de uma das principais ferramentas da gestão financeira, que deve ser respeitada e utilizada de forma eficiente, vamos falar do Fluxo De Caixa.

Quando falamos em gestão financeira a ferramenta Fluxo de Caixa é o Básico, se sua empresa não tem o controle de fluxo de caixa, acredite, você tem um problema. A principal função desta ferramenta é controlar e mapear as entradas e saídas de recurso financeiro, controlar por exemplo os gastos de acordo com o planejamento de Custos/Despesas, controlar as entradas (recebimento de clientes), mapear (criar histórico de informações) o pagamento de fornecedores para saber quem você pagou, saber também de quais clientes você recebeu em determinado período. . É muito comum na ausência de um sistema de gestão a utilização do fluxo de caixa para fazer análise e determinar o custo da empresa (custo mês e custo hora), informação que é tão importante para elaboração da meta e apuração de Lucro.

Também é comum na ausência do sistema de gestão, consultar histórico de pagamento e recebimento, pode acontecer de um fornecedor fazer uma cobrança (afirmando que existe uma em conta em aberto) e você já fez o pagamento, então ao consultar o seu fluxo de caixa saberá o dia e valor pago, assim como também evitar cobrança em duplicidade de seus clientes. Mesmo empresas que possuem sistema de gestão é comum a utilização de fluxo de caixa em paralelo para conferência. 

O conceito é muito simples, toda entrada e saída de recurso deve ser lançada no controle (que pode ser planilha, livro caixa, caderno ou sistema de gestão que possua o controle), toda saída de recurso deve ter um documento (nota fiscal, cupom fiscal ou recibo) que identificará o nome do fornecedor. Todo recebimento de recurso deve ter um documento (uma ordem de venda, ordem de serviço ou notinha de cobrança) que estará identificando a origem do valor e o nome do cliente, essas informações devem ser lançadas no controle. 

Quando uma empresa utiliza o fluxo de caixa de forma eficiente, fica muito mais fácil fazer o Planejamento de caixa, ou seja, de acordo com o histórico de entrada e saída de recurso avaliar a necessidade de melhorar as negociações com fornecedores e clientes. Por exemplo, se perceber que na maioria dos meses o valor de contas pagas é maior que o valor de contas recebidas a necessidade de capital de giro é maior, de maneira prática preciso ter mais dinheiro parado no caixa para manter a operação da empresa sem pagar juros, nesse cenário talvez seja necessário melhorar as negociações de compra e venda. 

Para receber mais dicas de gestão, siga nas redes sociais Instagram, Facebook e no Youtube Rodimar Marchiori, e participe do Grupo no Telegram envie seu Nome, Cidade e Estado para o WhatsApp (48) 9 9959 9733.

gestão de oficinas mecânicas
Rodimar Marchiori – Diretor da Marchiori Consultoria
Para receber mais dicas de gestão, siga no Instagram, no Facebook, no Youtube. Participe do nosso grupo no Telegram.
Entre em contato com o Rodimar no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *