fbpx

Os desafios da transição de frotas para veículos elétricos

Os carros elétricos já não são novidades e não possuem mais aqueles desenhos de protótipos futuristas, promovem economia de combustível não poluem e alguns carros como os da tecnologia da fabrica tesla se atualizam como aplicativos adquirindo novas funções, quando falamos de pesados e leves não é diferente.

Manutenção

Por ser menos complexos e com menos peças de desgastes a tendencia da manutenção é ser menor, os custos podem ser menores em até 50% outro fato é que o equipamento se mostra bem confiável com baixos níveis de falha se mostrando mais disponível que os veículos convencionais.

Frota de Ônibus América latina

carros elétricos

Para termos uma ideia do crescimento temos em operação hoje 2.473 ônibus elétricos na américa latina, 1118 é do Fabricante BYD que se desponta com a maior participação de mercado, o Brasil está em quarto lugar comparando nossos vizinhos possuindo uma frota de 350 ônibus elétricos contra 819 do Chile.

Desafios da Transição

Sem dúvidas as barreiras são enormes quando o assunto é infraestrutura, pensando em um país de dimensões continentais com 61% do transporte logístico por meios rodoviários é um tremendo desafio para espalhar pontos de suprimentos de energia.

Outra situação seria a fabricação e reciclagem das baterias, até o momento há pouca demanda devido a vida útil da bateria ser extensa, mas quando começar a entrar carros novos juntos com os já rodantes poderá gerar um gargalo se não houver programação.

Iremos sofrer com mão de obra especializadas, hoje já falta atualização para nossos mecânicos sobre as novas tecnologias e módulos, caminhão passou em menos de 10 anos de 3 módulos para 35 módulos que gerenciam tudo até a fadiga do motorista, temos que pensar nesses profissionais, a escassez pode aumentar muito os valores desses profissionais e custo de operação desses veículos, acredito que no início o proprietário só terá opção de concessionaria.

Lembre-se que de 2020 para 2021 foram emplacados 84% a mais de veículos elétricos no Brasil, significa que toda a infra de manutenção e reposição de peças já deve sofrer mudanças ou os proprietários vão ter que esperar as peças chegarem e mecânicos sofrendo com diagnósticos e solução dos problemas, resultando na demora da disponibilidade do veículo.

Nem tudo são flores para nossa operação, programando tudo pode ser minimizado e vamos ao progresso.

cristiano moreti

Cristiano Moreti, profissional com 25 anos de experiência em toda a cadeia de suprimento, gestão de manutenção, gestão de pneus, gestão de abastecimento do setor automotivo
Entre em contato com o Cristiano via WhatsApp
Siga o Cristiano no LinkedInn

1 comentário em “Os desafios da transição de frotas para veículos elétricos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *