fbpx
carros feitos no brasil

Conheça modelos de carros exclusivos do Brasil

O Brasil é um dos maiores mercados automotivos do mundo, o que acaba atraindo olhares de montadoras ao redor do mundo. Nós da Revista Reparação Automotiva já mostramos qual foi o primeiro carro fabricado no Brasil agora iremos mostrar 5 modelos de carros exclusivos do Brasil!

Volkswagen Santana duas portas
Volkswagen Santana duas portas

Começamos a nossa lista de carros exclusivos do Brasil com o Volkswagen Santana de duas portas. O modelo foi vendido em vários mercados, mas essa versão foi feita apenas no Brasil para atender um mercado que apreciava modelos com duas portas.

No início da década de 90, a preferência dos compradores mudou, fazendo com que os carros de quatro portas tornaram-se os novos queridinhos. O Santana de duas portas saiu de linha em 1995.

Chevrolet Monza hatch
Chevrolet Monza hatch

Criada especialmente para os compradores brasileiros, o modelo hatch foi a primeira da linha Monza a chegar ao mercado brasileiro, em 1982, em uma época em que vários fabricantes apostavam em carros desse gênero. Apesar de grande parcela dos consumidores optarem por esse tipo de configuração, ele foi o menos vendido saindo de linha em 1988.

Ford Fiesta Sedan
Ford Fiesta Sedan

A linha sedã do Ford Fiesta surgiu quando o hatch estava na quarta geração, de olho no mercado asiáticos e com o nome de Ikon. No Brasil, esse modelo até chegou a ser vendido mas por pouco tempo, via importação.

Com a geração seguinte o foco da montadora americana mudou, com ela sendo desenvolvido com foco no mercado nacional. O projeto acabou chegando a poucos outros países, quase todos na América Latina. Enquanto isso, o Ikon prosseguiu na Ásia e na África com um design próprio. No Brasil, essa geração do Fiesta foi produzida entre 2003 e 2014.

Fiat Tempra duas portas
Fiat Tempra duas portas

O modelo nacional do Tempra possuí inúmeras diferenças, inclusive na carroceria, “herdada” do Fiat Regatta argentino, que permitiu a instalação de um conjunto traseiro de suspensão independente, do tipo McPherson.

Quando esse modelo chegou ao mercado nacional estava passando por uma transformação, no qual os carros de quatro portas eram os preferidos. Essa configuração durou pouco tempo, existindo apenas entre 1992 e 1994. Já o sedã médio da marca italiana durou até 1998.

Renault Duster Oroch
Renault Duster Oroch

Finalizamos a nossa lista com o modelo mais recente. O Renault Duster Oroch é a primeira caminhonete com porte entre as compactas e as médias, ela chegou ao mercado em 2015, meses antes da Fiat Toro.

Após um tempo, a montadora francesa começou a exportar o modelo para países como Argentina e Colômbia, onde lidera o mercado nesses países. A picape segue à venda no mercado nacional e deve passar por uma atualização no ano que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *