fbpx
fras-le

Fras-le apresenta nova linha de produtos em materiais compósitos

Fras-le Smart Composites nasce com foco na sustentabilidade e nas megatendências globais e habilita nova tecnologia produtiva em linha de autopeças

A Fras-le apresenta uma nova linha de produtos, a Fras-le Smart Composites, que trabalhará com materiais compósitos para a produção de autopeças. O uso dessa tecnologia surge como uma alternativa aos itens originalmente fabricados em aço e resultará em produtos com melhor desempenho, design inovador e redução de peso de até 65%, o que diminui o consumo de combustível e, consequentemente, reduz emissões de poluentes.

A Fras-le Smart Composites será uma das pioneiras na produção de peças em materiais compósitos estruturais no mercado rodoviário brasileiro e o primeiro projeto da unidade consiste na fabricação de suportes de para-lamas para semirreboques. “Com este movimento, a companhia acompanha o rumo das megatendências tecnológicas no setor de mobilidade e alinha seu portfólio aos compromissos públicos de sustentabilidade firmados com foco em ESG”, afirma o COO das Empresas Randon e CEO da Fras-le, Sérgio L. Carvalho.

A expectativa é que, até outubro, 40% dos semirreboques produzidos pela Randon Implementos saiam da fábrica equipados com a nova linha da Fras-le. Os suportes de para-lamas fabricados em material compósito são classificados nas versões heavy duty e light duty e apresentam reduções de peso entre 60% e 65%, em comparação as peças originais em aço. Além da redução de peso, os novos componentes passaram por rigorosos ensaios de durabilidade, e apresentam desempenho superior aos postulantes em aço, seja de forma estática ou dinâmica. Por meio de uma furação simplificada, os suportes de para-lamas em compósitos facilitam o processo de montagem, não requerem pintura e não sofrem efeitos corrosivos.

Em um futuro próximo a expectativa é comercializar o produto e a tecnologia com outros parceiros do mercado automotivo. “Depois de tecnicamente habilitada, a concepção de novos produtos acontece de forma ágil, permitindo uma rápida expansão dentro do mercado automotivo. O apelo em redução de massa, de forma competitiva e sustentável, vem alavancando grande interesse do mercado, já que novos desenvolvimentos são possíveis em períodos relativamente curtos, contando com toda estrutura do Centro Tecnológico Randon (CTR) para acelerar o processo de validação”, explica o diretor-geral da Fras-le, Anderson Pontalti.

Estes são os primeiros produtos da tecnologia produtiva habilitada. Durante os próximos meses, novas tecnologias produtivas em materiais compósitos darão continuidade ao plano de expansão de novos componentes e mercados de atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *