fbpx
troca de óleo

Cuidados na troca de óleo lubrificante do motor

Condicionar a substituição do filtro de óleo com os intervalos da troca de óleo evita que impurezas do lubrificante usado se misturem ao produto novo.

Fazer a troca de óleo lubrificante nos intervalos determinados pela montadora prolonga a vida útil dos componentes do motor e garante bom desempenho e economia de consumo de combustível. Mas os cuidados podem ir muito mais além de respeitar as orientações de revisões.

A Valvoline, fabricante de lubrificantes com mais de 150 anos de história, destaca que assim como o óleo lubrificante acaba perdendo as propriedades e características quando atinge determinada quilometragem, o filtro de óleo responsável por reter resíduos e impurezas, também fica saturado diminuindo a eficiência na filtragem. Por isso, muito embora o mercado a substituição do filtro esteja condicionada a trocas alternadas do lubrificante, o ideal é colocar um novo todas as vezes para evitar contaminação e não comprometer as propriedades do óleo.

Desta forma, evita o contato de resíduos que ficaram retidos no filtro com o óleo novo. Layla Silva Rosa, especialista em produtos da Valvoline, explica  que é o jeito mais seguro de oferecer bom desempenho e proteção ao motor, lembrando que o lubrificante deve ter as mesmas especificações contidas no manual do fabricante. Ela ressalta que a troca do filtro de forma alternada é comum no mercado, mas o melhor é fazer a substituição do filtro em todas as trocas de óleo. “Esse cuidado contribui para que o lubrificante não sofra contaminações de impurezas e ofereça a performance desejada. Para o bom funcionamento do motor é importante adotar práticas preventivas, como esta do filtro”, revela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *