Vendas de veículos usados cresce no 1º semestre – Indicadores

Vendas de veículos usados cresce no 1º semestre

Tecfil certificado
Tecfil conquista a certificação GPTW
6 de julho de 2021
peça original ZM
ZM alerta para diferenciais de seus produtos contra falsificações
7 de julho de 2021

Vendas de veículos usados cresce no 1º semestre

Vendas de veículos usados cresce no 1º semestre
Total de veículos usados transacionados superou os 7,3 milhões de unidades no 1º. Semestre de 2021, contra pouco mais de 4,5 milhões, no mesmo período do ano passado. O Presidente da FENABRAVE lembra que o crescimento se dá sobre uma base baixa, pois a pandemia afetou, fortemente, os negócios nos primeiros seis meses de 2020.

Segundo dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, as transações de veículos usados, considerando todos os segmentos somados (exceto tratores e máquinas agrícolas) – apresentaram leve alta no mês de junho sobre maio. Se comparado com junho do ano passado, o crescimento chegou a quase 80%.

Acompanhe o quadro abaixo e confira os percentuais e volumes exatos:

venda de usados primeiro semestre

“No primeiro semestre de 2020, a chegada da pandemia de COVID-19 fechou concessionárias e lojas independentes, comprometendo muito as negociações de usados nos meses de abril e maio, em todo o Brasil. Além disso, grande parte dos DETRANs – Departamentos Estaduais de Trânsito estava com operações limitadas, não realizando, por exemplo, as transferências de titularidade, interferindo, diretamente, no registro das transações”, esclarece Alarico Assumpção Júnior, presidente da FENABRAVE.

Automóveis e Comerciais leves

Com a baixa oferta de zero km, os automóveis e comerciais leves usados tiveram alta em junho sobre maio, somando mais de 990 mil unidades comercializadas. Em relação a junho de 2020 (546.538 unidades), o aumento chegou a quase 82%. 

No 1º semestre, o total de automóveis e comerciais leves vendidos, no Brasil, superou as 5,4 milhões de unidades, numa alta de quase 63% sobre o mesmo período do ano passado. “O mercado de automóveis e comerciais leves usados permanece aquecido e reduziu a disponibilidade desses veículos no mercado, em função das dificuldades que a indústria vem enfrentando na produção dos zero km”, comenta Assumpção Júnior.

Abaixo, os volumes e percentuais exatos:

veículos leves usados

Do total de automóveis e comerciais leves transacionados em junho, os modelos com até três anos de fabricação representaram 11,84% do volume comercializado, e 10,78% do acumulado do ano.

Acompanhe, na tabela a seguir, os dados de transações de veículos USADOS, para cada segmento automotivo.

venda de carros usados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *