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Conceito e função do ar-condicionado automotivo

Como funciona o sistema de ar-condicionado veicular?

Acompanhe a evolução, os conceitos e manutenção do sistema de climatização automotiva

Arquitetura de como funciona o sistema de ar-condicionado veicular

Arquitetura do sistema de ar condicionado veicular

Quando o ar condicionado foi introduzido no veículo

No dia 04 de novembro de 1939 a Packard Motors de Detroit, apresentava o primeiro automóvel a utilizar um sistema de ar-condicionado. Utilizou um sistema adaptado dos refrigeradores da época, sendo o gás refrigerante, o Freon 12!

Tendências do mercado de ar condicionado

  • Novas normas para aprimorar o respeito ao meio ambiente
  • O ar-condicionado agora integra os automóveis como produto padrão 
  • O ar-condicionado está se tornando cada vez mais automático (a temperatura é regulada automaticamente)

De um item de luxo a um equipamento padrão

A qualidade do ar do ponto de vista automotivo

A qualidade do ar do ponto de vista automotivo

A poluição nas cidades é um tema cada vez mais explorado:

  • Informação diária na TV, jornais e revistas…
  • O impacto na saúde já conhecido nos sintomas de alergias, falta de ar de adultos e crianças…
  • A severidade das normas de trânsito com limites de velocidade, lei seca, rodízios, inspeção veicular…

A violência que muda o comportamento do motorista:

  • Vidros fechados, insufilm e cada vez mais carros com ar condicionado…

O ar dentro do veículo pode ser 5 vezes mais poluído que o ar de fora:

  • Ao contrário do que geralmente se imagina, desde 2007 a mídia publica essa estatística – Estudo do orgão europeu INSERM/AFSSET…
  • Devido ao fato de que a poluição tem origem externa e também interna…
A qualidade do ar do ponto de vista automotivo

Parâmetros projeto: conforto e segurança

Veículo equipado com ar-condicionado, há algum tempo já deixou de ser luxo:

  • Ar mais limpo no interior da cabine, sem fumaça, fuligem, poeira, gases, etc;
  • Diminuição no nível de ruídos;
  • Melhor conservação de estofamentos e revestimentos;
  • Melhor visibilidade nos dias de chuva;
  • Maior segurança contra roubos e assaltos;
  • Melhora da aerodinâmica.
Veículo equipado com ar-condicionado, há algum

A disponibilidade de Ar Condicionado

O mercado de A/C tem uma alta sazonalidade

  • 6 meses durante a primavera e o verão

É importante que distribuidores, varejistas e aplicadores se prepararem para a época do tempo quente:

  • Visão geral do estoque no início da primavera
  • Demandas de manutenção de pré-temporada prontas para a época

A segmentação do mercado de climatização

A segmentação do mercado de climatização
Manutenção 55 %Reparo 27 %Colisão 18 %
Refil / Filtro de ar & Filtro do A/C / Acumuladores Secadores / Detecção de vazamento                         Compressores / Acumuladores Secadores / Condensadores / Válvulas de expansão / Sensores / Pressostato / Ventiladores / Parte eletrônica do controle / Evaporadores / AtuadoresCondensadores / Acumuladores Secadores  / Válvulas de expansão & Tubos do orifício / Compressores

A Manutenção

Diagnóstico imediato / Verificação do A/C:

  • Circuito do ar
  • Circuito do fluido

1º nível do circuito de manutenção do A/C:

  • Verifique nível gás refrigerante
  • Vazamento gás refrigerante

Troca:

  • Filtro de ar (Circuito do ar)
  • Acumulador / Secador (Circuito do fluido)
A Manutenção do ar-condicionado

O Reparo

Principais Operações de Quebra:
Compressor + Filtro Secador + Gás
Refrigerante + Vedação da junta/O’rings

  • Produtos trocados:
  • Radiador de Aquecimento e Evaporador
  • Produtos Normatizados:
  • Válvula de expansão, Pressostato, Sensor (Circuito do Fluido),
  • Ventilador, Parte eletrônica do controle e
  • Atuadores (Circuito do Ar)
o reparo  do ar-condicionado

Principais operações em colisões:

Troca do Condensador + Filtro secador

  • Verificação de vazamento de gás refrigerante
  •  Trocas dos o’rings dos filtros secadores
  • Adição de óleo lubrificante preenchendo novamente o circuito
Principais operações em colisões: do ar-condicionado

Fontes de Calor

As incidências térmicas influenciam no dimensionamento do A/C

As incidências térmicas influenciam no dimensionamento do A/C

Temperatura de conforto

A Zona de conforto

O Circuito completo – Loop AC

O Compressor

Funções principais:

  • Comprimir o gás entre a saída do evaporador e a entrada do condensador.
  • Manter a circulação do gás dentro do sistema.

1. Engripado por falta de lubrificação ou limpeza no sistema /circuito.
2. Vazamento de óleo e/ou gás atraavés das juntas e retentores.
3. Deterioração da placa de válvulas.
4. Corrosão interna devido a presença de umidade no sistema.
5. Problemas elétricos na bobina da embreagem.
6. Quebra interna devido a calço hidráulico.

compressor do ar-condicionado

O Condensador
Funções principais:

  • Fazer com que o gás troque do estado gasoso para o estado líquido, devido a perda de calor que ocorre quando um fluxo de ar atravessa as aletas
  • Promover a extração do calor do gás em estado gasoso na saída do compressor

1. Furos devido a corrosão na superfície do condensador.
2. Obstrução das aletas pela presença de corpos estranhos.
3. Vazamento nos conectores de entrada e saída.
4. Baixo rendimento por substituição/adaptação incorreta da peça original por outra de dimensões inadequadas. 

O condensador  do ar-condicionado

O filtro secador

Funções principais:

Reter a água que circula
Reter impurezas

1. Saturação de umidade produzindo uma obstrução no circuito (pré-expansão).
2. A água que penetra no circuito pode reagir com o óleo lubrificante e com o próprio fluido refrigerante, provocando a formação de ácidos altamente corrosivos.

O filtro secador do ar-condicionado

A válvula de expansão
Funções principais:

  • Baixar a pressão do fluído refrigerante (consequentemente cai a temperatura)
  • Regular o fluxo que entra no evaporador

1. Bloqueada na posição aberta.
2. Bloqueada na posição fechada.
3. Obstrução da válvula devido a presença de sujeira ou gelo.
4. Vazamentos internos.
5. Rendimento insuficiente do circuito devido a substituição inadequada por uma adaptada.

A válvula de expansão do ar condicionado

O Evaporador

Funções principais:

  • Refrigerar o ar que penetra na cabine
  • Secar o ar (desebaçamento).

1. Furos devido a presença de corrosão na superfície em forma de condensação do ar.
2. Obstrução das aletas devido à presença de gelo.
3. Vazamento nos conectores de entrada e saída.
4. Falta de rendimento por substituição inadequada do evaporador por um adaptado .
5. Mau cheiro no interior do veículo pela presença de bactérias na superfície do evaporador.
6. Utilização de produtos de limpeza inadequados.

o evaporador do ar-condicionado

O gás refrigerante

Funções principais:

  • Absorver o calor do ar.

1. Fugas / vazamentos.
2. Contaminação.
3. Na presença de água, são corrosivos

Item de manutenção

  • R134a ou tetrafluormetano da família do hidrofluorocarboneto (HFC)
  • R1234yf ou tetrafluorpropeno da família do hidrofluorolefina (HFO)
o gás refrigerente do ar-condicionado

Manutenção preventiva do sistema de climatização

Limpeza geral

  • Verificação da estanqueidade do sistema.
  • Verificação estado dos componentes do circuito.
  • Substituição componentes: filtro de cabine, anéis vedação, óleo lubrificantes, troca Gás, …
  • Limpeza interna de toda cabine!
  • Aplicação de “Ozônio” (Recomendável).

Higienização anual

  • Substituição do filtro de cabine
  • Limpeza interna!
  • Aplicação de produto adequado e confiável.
Manutenção preventiva do sistema de climatização

Purificação periódica da cabine

  • Verificação do estado do filtro de cabine
  • Limpeza interna – manutenção!
  • Aplicação de produto adequado e confiável.

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