Defina metas e objetivos para atingir o sucesso da sua oficina –

Defina metas e objetivos para atingir o sucesso da sua oficina

programa scania
Scania apresenta o programa Premium Flexível Uptime
29 de junho de 2021
Sistema de arrefecimento do Volkswagen UP! TSI
Sistema de arrefecimento do Volkswagen UP! TSI
29 de junho de 2021

Defina metas e objetivos para atingir o sucesso da sua oficina

Defina metas e objetivos para atingir o sucesso da sua oficina

Série: Como blindar sua oficina para tempos de crise

Olá pessoal, na edição passada falamos sobre a importância da separação das finanças pessoais e da empresa, quando ocorre a mistura dos gastos compromete a análise crítica dos números e distorce resultados. Nas consultorias conheci muitos empresários insatisfeitos que, afirmavam ter salário menor que seus funcionários e empresa sem lucratividade, porém as despesas da casa de forma descontrolada eram pagas pela empresa, então fique ligado para não se perder na conta.

A quarta dica está relacionada a Metas, é muito importante você ter metas na sua empresa, a meta tem uma simbologia que faz toda a diferença para o futuro do seu negócio, ela transmite a mensagem que você quer chegar a algum lugar, alcançar algum objetivo, ela direciona suas ações, determina um foco e assim otimiza a utilização de tempo e recursos. Uma empresa sem metas é um barco à deriva, é levado pelo vento ou fluxo das águas, sem uma rota definida, e com a perspectiva de chegar a “qualquer lugar”, o grande problema é que qualquer lugar pode ser muito distante do que você precisa para seu negócio, e muitos empresários descobrem isso tarde mais. Quando começam a remar, percebem quanto tempo e recursos gastaram navegando para o lado errado e talvez demorem anos para se reestruturar.

A ausência de objetivos e metas, permite que você tome decisões de qualquer forma, sem critério específico, por exemplo descontos de acordo com a cara do cliente, cobrança de serviços sem padrão de acordo com cada cliente ou momento, gastos não planejados em compras por impulso, investimentos que geram endividamentos de longo prazo sem uma análise critica de retorno e definição de prioridade entre os investimentos necessários.

Perceba que não estamos falando apenas sobre uma meta de vendas, estamos falando sobre objetivos e metas de maneira ampla, posso sugerir aqui alguns objetivos e metas mínimos para sua oficina iniciar, e isso irá lhe ajudar a dar o primeiro passo da caminhada, mas preciso que você se comprometa em continuar caminhando. Primeiro é preciso conhecer três conceitos: Objetivo, Meta e Indicador.

Objetivo: É o propósito de realizar algo, é definir onde se quer chegar, o que se quer conquistar. Através dos objetivos você começa a determinar o seu foco nas tomadas de decisões, ele te dá parâmetros para o pensamento crítico antes de agir, por exemplo: se seu objetivo é ter lucratividade na venda de peças, você não pode vender a peça no mesmo valor que compra do seu fornecedor, então, o parâmetro é acrescentar uma margem de lucro em cima do valor das peças. 

Meta: É o objetivo de forma quantificada, que determina por exemplo, o quanto, quando e onde. No caso do objetivo ter lucratividade na venda de peças, a meta pode ser quanto de lucratividade você deseja e depois determinar uma margem sobre o preço que você pagou (10%,20%,30%…).

Indicador: É uma unidade que permite medir o alcance de um objetivo/meta. Por exemplo: Você determinou que seu objetivo é obter lucratividade na venda de peças, para ter lucratividade desejada você deverá aplicar a margem de 60% em cima do valor que paga nas peças para formar o preço de venda, então um indicador é o % que é aplicado.

Sugestão de objetivos e metas: Faturamento, Custos, Margem sobre venda de peças, quantidade de horas vendidas por mês, Lucratividade, número de atendimento mensal e ticket médio. 

Para receber mais dicas de gestão, siga nas redes sociais Instagram, Facebook e no Youtube Rodimar Marchiori, e participe do Grupo no Telegram envie seu Nome, Cidade e Estado para o WhatsApp (48) 9 9959 9733.

gestão de oficinas mecânicas
Rodimar Marchiori – Diretor da Marchiori Consultoria
Para receber mais dicas de gestão, siga no Instagram, no Facebook, no Youtube. Participe do nosso grupo no Telegram.
Entre em contato com o Rodimar no WhatsApp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *