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Marcelo Sanches - Diretor de Aftermarket LATAM da Dayco fala sobre as mudanças no setor para os próximos anos

Marcelo Sanches – Diretor de Aftermarket LATAM da Dayco fala sobre as mudanças no setor para os próximos anos

Continuando com a série de entrevistas da Revista Reparação Automotiva com executivos do setor, conversamos hoje com Marcelo Sanches, diretor de Aftermarket Latam da Dayco. Executivo que possuí mais de 25 anos de experiência no setor e que está neste posto há mais de 3 anos e conta sobre o papel do reparador nesse novo cenário do setor.

Reparação Automotiva: O ano de 2020 foi desafiador para todos os segmentos de mercado. Como o setor de aftermarket da Dayco superou estes desafios?

Marcelo Sanches: A despeito das inúmeras variações ocorridas no mercado e nos diversos setores da economia, o aftermarket da Dayco manteve 100% de suas operações, sem qualquer interrupção de suas atividades por todo o ano de 2020; procuramos gerenciar da melhor forma possível nosso processo produtivo, nossos estoques e nosso fluxo de caixa. Fomos também bastante flexíveis, procurando revisar acordos comerciais pré-estabelecidos, entendendo a importância da saúde financeira de cada elo da cadeia no mercado de reposição. Atuamos fortemente também na proteção de nossos colaboradores e no respeito aos procedimentos adotados por todos os nossos clientes e parceiros, seguindo todas as recomendações de saúde em vigor.

RA:Qual a importância do reparador independente nesta nova realidade de mercado?

MS: O reparador talvez tenha sido o elo mais impactado na corrente de suprimentos do aftermarket em virtude das inúmeras variações operacionais impostas pelo poder público em todas as suas esferas, municipais, estaduais e federais. Como importante formador de opinião ele direciona fortemente a aplicação de produtos ao mesmo tempo que possui, em comparação com os outros segmentos da cadeia, menor poder de reação para enfrentar tamanhas oscilações do mercado.

RA: Como a empresa mantém a comunicação direta com estes profissionais?

MS: Através de sua equipe de vendedores / promotores de vendas, com apoio dos departamentos de Marketing e Assistência Técnica, a Dayco fortaleceu ainda mais sua presença no reparador, mesmo que de forma virtual na maioria das oportunidades. Palestras técnicas, treinamentos “online” e o contato através de ferramentas como WhatsApp e redes sociais foram intensificados nesse segmento no ano passado; a mesma estratégia se mantém em nosso planejamento para o ano de 2021.

RA: Comparando 2019, com 2020, durante o período da pandemia, algum item dos que a empresa comercializa se destacou, ocorreu maior procura?

MS: Houve grande acréscimo na demanda dos itens de lançamento das marcas Dayco e Nytron, cujo percentual em nosso faturamento vem crescendo de forma bastante expressiva ao longo dos últimos 3 anos, independentemente do produto em si; assim como não paramos nenhuma atividade produtiva em 2020, não paramos também nossa estratégia de lançamento de novos produtos, seja na linha leve ou na linha pesada em ambas as marcas.

RA: Com base nos resultados obtidos no primeiro semestre deste ano, qual a projeção que a Dayco faz para os negócios?

MS: O primeiro semestre de 2020 foi um período ainda bastante turbulento em virtude da escassez de certos insumos e matérias prima, bem como de elevada variação nos preços de importantes commodities para o nosso processo produtivo. Apesar disso, fechamos o semestre de acordo com o planejado. O mercado vem sinalizando uma maior estabilidade nesses fatores para o segundo semestre, o que nos leva a acreditar em um maior aquecimento do mercado, regularização de nossos níveis de entrega e consequentemente a um crescimento ligeiramente maior de nossas vendas em relação ao que planejamos, tanto no mercado interno como em nossas exportações. A Dayco enxerga o segundo semestre do ano com bastante otimismo.

RA: A comunicação com os reparadores independentes será ampliada?

MS: Certamente; além de mantermos a já mencionada comunicação virtual, acreditamos que ao longo do segundo semestre poderemos, de forma gradual e sempre respeitando as medidas sanitárias em vigor, incrementar com nossas usuais e saudosas interações presenciais por todo o território da América Latina.

RA: Quais estratégias serão adotadas?

MS: Combinação de comunicações virtuais e presenciais, com intensificação nos treinamentos e rotinas de lançamentos de produtos, expansão interface digital de nossos catálogos de aplicação e parcerias com empresas de inteligência de mercado visando estratégias futuras em linha com as inovações no campo da mobilidade em geral.

RA: Deixe uma mensagem para o reparador independente:

MS: Mantenha sua resiliência, seu trabalho incansável e sua confiança no poder que o mercado de reposição outrora já demonstrou de reverter situações adversas como a que passamos no momento. A economia global já demonstra isso e no Brasil não será diferente muito em breve; conte com a Dayco nessa caminhada rumo a dias melhores.

Marcelo Sanches – Diretor de Aftermarket LATAM da Dayco

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