Sindirepa-SP completa 80 anos com olhar para o futuro – Eventos

Sindirepa-SP completa 80 anos com olhar para o futuro

conarem
Rede Nacional de Retíficas CONAREM tem parceria com os principais fabricantes de motores para assistência
23 de junho de 2021
conheça a história do fusca
Conheça a história do Fusca
23 de junho de 2021

Sindirepa-SP completa 80 anos com olhar para o futuro

Sindirepa-SP completa 80 anos com olhar para o futuro
Entidade representa o setor de reparação de veículos reúne conquistas importantes em sua trajetória e mantém compromisso de buscar soluções para novas demandas das empresas com a evolução tecnológica dos veículos e o avanço dos meios digitais.

O Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, completa 80 anos de história, reunindo inúmeras conquistas e marcos importantes que ajudaram no desenvolvimento do setor de reparação de veículos. A entidade, que surgiu muitos antes de a indústria automobilística se instalar no Brasil, está sempre inovando para atender as necessidades do segmento ao longo de sua trajetória.

Foi assim com muito trabalho pautado na busca de soluções tanto na área de capacitação de profissionais do setor, com parcerias com o Senai Ipiranga – Escola Conde José Vicente de Azevedo, principais fabricantes e empresas prestadoras de serviços e veículos da imprensa especializada, como o apoio do Sebrae, IQA e Fiesp na parte de gestão, que a entidade ganhou reconhecimento como uma voz ativa e representativa do setor, agregando as entidades correlatas em outros estados, o que acabou culminando na criação do Sindirepa Nacional em 2013.

O Sindirepa- SP ganhou espaço e foi se tornando uma instituição respeitada dentro do setor automotivo, assim como fora dele, com participação nas pautas governamentais que envolvem o mercado de reposição e reparação de veículos.

Entre as atividades, o Sindirepa-SP como membro do Conselho Diretor do Comitê Brasileiro Automotivo (CB05) assumiu a coordenação do Subcomitê de Serviços, manutenção e reparação para elaboração de normas técnicas de serviços que contribuem para orientar o setor no final da década de 90. Conseguiu instituir, em São Paulo, no calendário oficial da cidade junho como o mês da manutenção preventiva dos veículos. A entidade criou a Lei Alvarenga nº 15297/14 para regulamentação nas oficinas no Estado de São Paulo, um divisor de águas para o setor, que só foi possível graças ao apoio do senador Major Olímpio que, na época, era deputado estadual e que, infelizmente, foi uma das milhares de vítimas da Covid-19. Possui parceria com os primeiros catálogos eletrônicos oficiais de autopeças das montadoras (Partslink24) e das indústrias de autopeças (TecDoc). Junto com o IQA, lançou o PIQ – Programa de Incentivo à Qualidade para as oficinas. Também tem atuação em eventos internacionais em prol do direito da reparação para que o Brasil seja inserido no contexto mundial para abertura das informações técnicas por parte das montadoras.

Recentemente, no início da pandemia, o Sindirepa-SP se mobilizou junto aos órgãos públicos para que o governo do Estado de São Paulo incluísse no decreto a atividade de  reparação de veículos como serviço essencial. Desta forma, as oficinas puderam continuar trabalhando ao longo de todo esse período. “Essa iniciativa, sem dúvida, contribuiu para que as empresas do setor passassem por esta fase da melhor forma possível dentro do cenário crítico”, afirma o presidente do Sindirepa-SP, Antonio Fiola. 

Pensando nas novas tecnologias, o Sindirepa-SP tem se aprofundado no conhecimento da manutenção de veículos elétricos e expandido a comunicação no universo online com canais digitais.  “É preciso acompanhar a evolução do mercado e promover conhecimento para que o setor esteja sempre atualizado com as novidades, esse é o nosso compromisso com as mais de 33 mil empresas existentes no Estado de São Paulo”, destaca Fiola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *