fbpx
Diferenças do óleo diesel

Saiba mais sobre Diesel S500 e Diesel S10 e suas diferenças

A diferença está na composição contendo menos enxofre, partícula por milhão (ppm) como exemplo S10 possui 10 ppm e o S500 possui 500 ppm.
Diesel S10 é vilão ou mocinho?

Incialmente o S10 foi acusado de causar problemas ao motor por ter baixa lubrificação, podemos falar hoje que o biodiesel com seus 13% suprem essa lubrificação mantendo os componentes lubrificados, os danos hoje não são causados por lubrificação do diesel e sim pela oxidação formada pela mistura do Diesel com Biodiesel, quanto maior a quantidade de Biodiesel misturado ao diesel maior a proliferação de bactérias e a oxidação.

diferenças diesel
Quanto maior a mistura maior a oxidação!

O diesel B13 quando não tratado causa troca de filtros prematuramente por excesso de bactérias, elas são formadas no parque de abastecimento e dentro do tanque do veículo, o pior é que causa oxidação de componentes do motor principalmente bicos e unidades injetoras.

Até as turbinas são prejudicadas devido a contaminação pelos gases queimados do óleo de motor causando perda no pacote de aditivos e viscosidade.

O excesso de queima de combustível acelera ainda mais as perdas e sãopromovidos pelo problema com os bicos injetores que deixa de borrifar e passa a gotejar.

O sintoma mais recorrente é excesso de combustível, o veículo gasta mais combustível, perde força por entupimento do filtro e o consumo elevado de Arla32.

Sugestão do Colunista!

Temos dois caminhos que podemos seguir são eles: a utilização de otimizadores de combustível ou filtragem no parque de abastecimento.

Otimização de combustível (Estabilizadores)

São líquidos estabilizantes que agem em conjunto com o óleo diesel garantindo uma melhor performance do combustível, tornando o diesel menos oxidante. Eles promovem uma série de benefícios nos componentes como, vida útil dos filtros, vida útil da injeção, favorece a separação de água evitando a corrosão por ácidos produzidos pela mistura do diesel com a água, tem uma queima mais rica, menor contaminação do óleo do motor por gases tóxicos oriundos da queima.

Filtros auxiliares no parque de abastecimento

Existe a possibilidade de fazer upgrade de filtros na área de abastecimento dos frotistas e postos de combustíveis. A Donaltson possui um equipamento eficiente chamado sistema de filtragem Clean Solutions o qual faz a filtragem no recebimento e no bico de abastecimento das bombas.Esses filtros possuem um sistema de filtragem BETA com micragens que garantem 99,95% de eficiência, quando for escolher lembre-se que essa solução é eterna, já que a mistura do biodiesel só aumenta.

Messa prós e contras de ambos, utilize serviços de limpeza de tanques regularmente e que possua o cadre para destinação final e colha os frutos da grande melhora na manutenção, redução de consumo de óleo diesel, e menor quantidade de CO2 e NOX na atmosfera.

Cristiano Moreti, profissional com 25 anos de experiência em toda a cadeia de suprimento, gestão de manutenção, gestão de pneus, gestão de abastecimento do setor automotivo
Entre em contato com o Cristiano via WhatsApp
Siga o Cristiano no LinkedInn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *