Conheça a história do Toyota Corolla – Revista Reparação Automotiva
estella pacheco - gerente de aftermarket corteco
Freudenberg – Corteco anuncia nova Gerente de Trade Marketing para a América do Sul
16 de junho de 2021
Viaggio 880
Marcopolo anuncia novo modelo direcionado ao fretamento
16 de junho de 2021

Conheça a história do Toyota Corolla

corolla brad pitt

Os carros japoneses ganham cada dia mais adeptos. Mostramos a pouco tempo no Curiosidades da Reparação que o modelo de carro mais vendido de todos os tempos é o Toyota Corolla e na curiosidade dessa semana contaremos um pouco mais da história desse icônico veículo.

Idealização

Desde o seu lançamento, em 1966, o Corolla já vendeu mais de 40 milhões de unidades ao redor do mundo. Ele foi idealizado pelo então engenheiro-chefe da Toyota, Tatsuo Hasegawa, o modelo do Corolla foi originalmente concebido para atender às novas necessidades dos consumidores japoneses. O engenheiro então percebeu que, com a indústria em alto desenvolvimento no Japão, o tempo e o número de deslocamentos população japonesa aumentavam durante o dia. Sob essa percepção, Hasegawa inspirou-se e desenvolveu o conceito do primeiro Corolla que tinha como base a evolução contínua para atender as necessidades dos consumidores em cada mercado.

Corolla Primeira Geração
Primeiro modelo do Corolla

No mesmo ano, a Toyota inaugurou uma fábrica na cidade de Takaoka, na província de Aichi (Japão), dedicada exclusivamente à produção do Corolla. Dois anos depois, com o objetivo de expandir as vendas para outras regiões do mundo, o Corolla passou a ser produzido na Austrália e na Malásia. Dado o sucesso do modelo, de 1965 a 1968, a Toyota mais do que dobrou sua produção anual, de 480 mil para 1,1 milhão de veículos.

Carro mais vendido de todos os tempo

A partir de 1997, o sedã que já fazia muito sucesso tornou-se o carro mais vendido do mundo, superando os índices de 22,6 milhões de unidades produzidas e comercializadas. Desde 2002, o automóvel conseguiu manter números que ultrapassam um milhão de veículos vendidos a cada ano.

Corolla no Brasil

As primeiras seis gerações do Corolla não chegaram ao Brasil, mas isso mudaria em 1994 quando a montadora japonesa começou importar a sétima geração do seu sedã.

A sétima geração tinha 4,27 metros de comprimento e 2,46 metros de entre eixos. As opções de motores incluíam o 1.6 nas versões DX e o 1.8 de 117 cavalos na versão LE. O modelo ainda podia contar com câmbio automático, de quatro velocidades, então algo raro nos carros vendidos aqui.

Corolla Sétima geração
Corolla sétima geração, primeiro modelo que chegou ao Brasil
Corolla Brad Pitt

O Corolla entrou de vez no gosto dos brasileiros com a nona geração, que foi lançada em 2002. Essa geração contava com o ator Brad Pitt como garoto propaganda e apostava em um  Agora a versão de entrada XLi tinha motor 1.6 16V com 110 cavalos, enquanto as versões XEi e SE-G ganhavam o novo motor 1.8 16V de 136 cavalos e 17,5 kgfm de torque e apostava em uma linha mais robusta e um aspecto moderno.

Corolla Brad Pitt
Corolla nona geração, mais conhecido com o Corolla Brad Pitt

Com o sucesso do modelo, a montadora japonesa continua a lançar novas gerações do Toyota Corolla, sempre alinhando tecnologia, conforto e um visual arrojado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *