VWCO anuncia instalação da Baterias Moura para o caminhão elétrico e-Delivery

VWCO anuncia instalação da Baterias Moura para o caminhão elétrico e-Delivery

chevrolet bolt elétrico
Chevrolet triplica rede de concessionárias para carros elétricos no Brasil
2 de junho de 2021
bucha de bandeja nakata
Cuidados com a bucha de bandeja danificada
2 de junho de 2021

VWCO anuncia instalação da Baterias Moura para o caminhão elétrico e-Delivery

volkswagen e-delivery
Moura passará a integrar o Consórcio Modular no complexo de produção e desenvolvimento em Resende (RJ).

A VW Caminhões e Ônibus anuncia a instalação da Baterias Moura em seu complexo industrial localizado em Resende (RJ). A empresa fornecedora de baterias chega com a missão de cuidar de processos específicos do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico do Brasil, a partir deste semestre. Além de integrar o e-Consórcio, a Baterias Moura junta-se ao Consórcio Modular e aos demais parceiros da VWCO com a responsabilidade de fornecer sistemas de baterias de lítio e seus componentes, em parceria com a CATL, e ser responsável por diversos processos relacionadas à mobilidade elétrica, tais como montagem, parametrização e testes dos sistemas elétricos do e-Delivery.

“Há 25 anos, desenvolvemos o processo produtivo do Consórcio Modular e agora, coroamos essa trajetória com mais um feito pioneiro: a manufatura de veículos elétricos, ao lado de parceiros de peso, como a Moura. Juntos, avançaremos no desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A produção em série dos primeiros caminhões elétricos e-Delivery começará neste semestre, mas na fábrica-laboratório, instalada no complexo produtivo chamado Planta Piloto, uma etapa experimental já começou no ano passado. Nessa fase, ocorre a definição e confirmação do processo produtivo e treinamento dos processos. Por meio desse mapeamento está sendo realizada a adequação das linhas que abrigarão a produção em série do caminhão elétrico e-Delivery, inédito na fábrica de Resende e no Brasil. 

Além disso, as equipes dedicadas à produção do e-Delivery estão sendo treinadas para as demandas específicas da propulsão elétrica, tais como montagem da bateria e comissionamento do veículo de alta voltagem. O comissionamento é quando o veículo elétrico é energizado pela primeira vez, exigindo procedimentos específicos para lidar com tensões superiores a 600V. Além disso, todas as equipes produtivas já estão sendo capacitadas para aprender a reconhecer e lidar com os processos de segurança deste novo produto na fábrica de Resende.

“A produção do e-Delivery marca o início de forma estruturada da eletrificação veicular no Brasil e a Moura tem muito orgulho de fazer parte desse processo junto com a VWCO. A Moura sempre esteve na vanguarda, desenvolvendo soluções em baterias que pudessem atender as demandas mais avançadas, assim como as do e-Consórcio. Mais uma vez integramos o epicentro do movimento de inovação do setor automotivo ao firmar esta importante parceria com a VWCO e a CATL”, afirma Sérgio Moura, presidente do Conselho de Administração da Acumuladores Moura.

Toda a infraestrutura da fábrica da VW Caminhões e Ônibus também está em atualização para a nova realidade elétrica: novos carregadores acabam de chegar, com capacidade para recarregar as baterias dos caminhões e-Delivery em até 1 hora. Os equipamentos serão utilizados para reabastecer a energia dos veículos de teste da montadora, em ação nas análises de laboratório e rodagens de certificação antes do início da produção em série. Toda a energia consumida na fábrica é de origem renovável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *