Conheça o tradicional caminhão Peterbilt 389 – Curiosidades

Conheça o tradicional caminhão Peterbilt 389

bucha de bandeja nakata
Cuidados com a bucha de bandeja danificada
2 de junho de 2021
logo sindirepa sp
Parceria Sindirepa e SWK leva novas tecnologias para oficinas
2 de junho de 2021

Conheça o tradicional caminhão Peterbilt 389

Tradicional modelo americano, que deu vida a um personagem de Hollywood, chegou ao Brasil através de fãs da série Transformers

Quase todos conhecem o Optimus Prime, personagem da franquia Transformers que é o líder dos autobots. A série que nasceu nas animações e que ganhou maior destaque através dos cinemas consiste em personagens baseados em veículos reais.

O líder dos mocinhos é representado por um Peterbilt 389, tradicional modelo americano que nunca tinha chegado ao Brasil. Nesse ano, um grupo de empresários apaixonados por Transformers importou 10 modelos do caminhão, que chega a ser avaliado em mais de R$1,5 milhões cada.

A Revista Reparação Automotiva apresenta um pouco da história desse tradicional modelo da linha pesada!

Apesar do alto preço, os Peterbilt não possuem todos os recursos tecnológicos presentes em outros caminhões topo de linha, como o Mercedes Actros. Em termos de segurança, por exemplo, há ABS e controle de estabilidade, mas o controlador de velocidade é convencional e não há frenagem autônoma de emergência. O ar-condicionado manual, a chave convencional e o quadro de instrumentos analógico, com apenas uma pequena tela de cristal líquido, reforçam o estilo retrô do 389

Os modelos atuais são equipados com um motor de seis cilindros turbodiesel com 15 litros de deslocamento e quase 610 cv para movimentar os caminhões. O motor é conectado a um câmbio automatizado de 18 marchas e dois overdrive, que baixam a rotação do motor em alta velocidade.

Foto: Divulgação: DAF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *