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Conheça a história do Pneu de borracha

Conheça a história do Pneu de borracha

O pneu passou por muitas transformações desde sua origem, no século XIX, até atingir a tecnologia que conhecemos hoje.

Em 1888, o veterinário e inventor escocês, John Boyd Dunlop, desenvolveu o primeiro pneu com câmara de ar para um velocípede de seu filho, antes disso, as rodas eram de madeira, ferro, ou materiais compostos, o que prejudicava a condução e conforto. Para resolver o problema de trepidação, Dunlop inflou alguns tubos de mangueira de látex, utilizados em medicina, através de uma bomba de ar de inflar bolas. Depois, envolveu os tubos com uma manta de lona para proteger e colocou em volta da roda do triciclo.

John Boyd Dunlop
John Boyd Dunlop – Foto: Divulgação

Desenvolveu-se a ideia de patente de um pneu com câmara em 7 de dezembro de 1889. Dois anos depois de concedida a patente, Dunlop foi informado que sua patente foi invalidada devido a uma invenção de um escocês chamado Robert William Thomson, que havia patenteado a ideia na França em 1847, e nos Estados Unidos em 1891. Dunlop ganhou a batalha legal contra Robert William Thomson e revalidou sua patente.

Outra história contada para o surgimento do pneu da forma que conhecemos vem muitos experimentos iniciados pelo americano Charles Goodyear, por volta de 1830, onde confirmaram acidentalmente que a borracha cozida a altas temperaturas com enxofre, mantinha suas condições de elasticidade no frio ou no calor.

Estava descoberto o processo de vulcanização da borracha que, além de dar forma ao pneu, aumentou a segurança nas freadas e diminuiu as trepidações nos carros. Em 1845, os irmãos Michelin foram os primeiros a patentear o pneu para automóvel.

André e Édouard Michelin, inventores do pneu
André e Édouard Michelin – Foto: Divulgação

Os pneus no Brasil

A produção brasileira de pneus ocorreu em 1934, quando foi implantado o Plano Geral de Viação Nacional. No entanto, a concretização desse plano aconteceu em 1936 com a instalação da Companhia Brasileira de Artefatos de Borracha – mais conhecida como Pneus Brasil – no Rio de Janeiro, que em seu primeiro ano de vida fabricou mais de 29 mil pneus.

Entre 1938 e 1941, outras grandes fabricantes do mundo passaram a produzir seus pneus no país, elevando a produção nacional para 441 mil unidades. No final dos anos 80, o Brasil já tinha produzido mais de 29 milhões de pneus.

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