fbpx
Ferramentas adequadas para utilizar no serviço de manutenção do sistema de suspensão

Ferramentas adequadas para a manutenção do sistema de suspensão

Alicates especiais, extratores e colocadores e torquímetro são alguns dos instrumentos essenciais para efetuar o serviço.

Composto por diversos componentes, entre eles, amortecedores, molas, braços, barra estabilizadora, pivôs, bandejas, buchas e bieletas, o sistema de suspensão é responsável por absorver os impactos do solo e assegurar o conforto e garantir a estabilidade do veículo. Por fazer parte dos itens de segurança do veículo, é fundamental que a manutenção do sistema de suspensão seja realizada com algumas ferramentas específicas para o reparo destes componentes. “É muito importante usar ferramentas adequadas na oficina, pois, além de facilitar o dia a dia e otimizar o tempo gasto com cada reparo, traz excelência na prestação do serviço”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviço da Nakata.

Silva cita como exemplo os alicates, ferramentas comuns em oficinas. “Há os convencionais, de corte, de bico que são fundamentais para sacar anéis internos ou externos, hoje a maioria dos pivôs tem anel de segurança, então a utilização de alicate acaba sendo uma atividade corriqueira”, adverte o gerente, lembrando também que o kit de chaves para remoção e aperto em porcas de haste de amortecedores também são fundamentais. “Não é recomendado usar parafusadeira pneumática”, alerta. 

Segundo Silva, extratores e colocadores são outros instrumentos relevantes, usados em pivôs, buchas e terminais de direção, bem como o torquímetro, muito usado para dar aperto final em parafusos e porcas, sem estragar a peça na qual estão sendo fixados. Também é necessário o encolhedor de mola, utilizado em caso de substituição deste componente, do amortecedor ou coxim.

O cajado é outra ferramenta importante para auxiliar o mecânico na manutenção do sistema de suspensão. 

Já as prensas hidráulicas são indicadas na remoção e montagem de buchas, rolamentos de cubos de rodas e para prensar pivôs de embutir na bandeja. “Esses processos se tornam mais rápidos e seguros”, diz.

Silva recomenda também guardar as ferramentas em local específico, como um painel, por exemplo. “Permite que fiquem visíveis, organizadas e com fácil acesso”, finaliza.

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *