Indícios de falha no terminal de direção – Transmissão
thyssenkrupp investe para aumentar a produção local de componentes em sua planta automotiva em Minas Gerais
thyssenkrupp investe para aumentar a sua produção
12 de abril de 2021
Tecfil lança linha de filtros para câmbio automático
Tecfil lança linha de filtros para câmbio automático
13 de abril de 2021

Indícios de falha no terminal de direção

Conheça indícios de falha no terminal de direção
Vibração, ruídos e folga na direção podem ser alguns dos sinais de desgaste no terminal de direção.

Responsáveis por realizarem a ligação entre as rodas e o braço axial ou barra de direção  de um veículo, os terminais de direção são essenciais para ajudar a garantir a segurança do veículo. “Muitos motoristas queixam-se de barulho ou folga  na direção, no entanto,  identificar se é o terminal de direção que está comprometido ou se o ruído vem de outro componente é tarefa para especialista”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Segundo Silva, geralmente, quando há desgaste do terminal de direção os sinais mais comuns a surgirem são vibração, ruídos e folga na direção.

“Quando comprometido, o terminal de direção apresenta folga, ruido  ou mesmo vibração da direção”, ressalta. Mas, é preciso ficar atento, pois a trepidação pode indicar também outros problemas, como falta de balanceamento de rodas, entre outros. O ideal é fazer também uma revisão completa no sistema de direção e suspensão.

Caso haja folga no terminal de direção, é recomendada a troca. “Além do desconforto ocasionado ao motorista, pode gerar outros danos e risco de acidente”, comenta Silva.

No momento da substituição é importante ficar atento com peças “parecidas”, cada veículo tem a peça que se encaixa perfeitamente no sistema. Para evitar erro na aplicação procure sempre pela indicação do catálogo do fabricante.

Lembrando que, após a substituição do terminal de direção, será necessário fazer alinhamento do veículo.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *