fbpx
montadora ford história da linha de montagem

Quais são as montadoras mais antigas do mundo?

O automóvel é um dos meios de transporte mais usados no mundo, o seu primeiro modelo moderno é datado de 1886, com o Benz Patent-Motorwagen. Desde então, todos querem ter um veículo para chamar de seu e com isso surgiram as montadora, mas você sabe quais são as montadoras mais antigas do mundo?

Benz Patent-Motorwagen
Benz Patent-Motorwagen – FOTO: Internet

Rolls-Royce

A nossa lista de montadoras mais antigas começa com a Rolls-Royce. Ela foi fundada em 1906 por Henry Royce e Charles Rolls, o proprietário da primeira concessionária de automóveis do Reino Unido. O seu primeiro modelo foi Silver Ghost, que foi considerado “O melhor carro do mundo” após bater vários recordes.  O Silver Ghost realizou 27 vezes a viagem entre Londres e Glasgow, percorrendo consecutivamente 14 371 milhas e batendo o recorde para a viagem mais longa sem paradas

Rolls-Royce Silver Ghost
Silver Ghost – FOTO: Internet

Ford

O primeiro veículo de Henry Ford foi criado em 1886, mas a empresa Ford apenas foi fundada em 1903. Apesar de ser um das montadoras mais antigas do mundo, o que torna a Ford tão famosa são os seus avanços nas linhas de montagem para a produção de um número elevado de carros, o Fordismo. Este tipo de produção significava que os carros tinham uma produção mais barata e eram vendidos a um preço mais baixo, permitindo a centenas de milhares de americanos terem um carro pela primeira vez. A produção do modelo T libertou muitos americanos, que anteriormente não tinham dinheiro para viajar, e revolucionou, não apenas a forma como os carros eram fabricados, mas também a importância que tinham na sociedade.

Ford Model T
Model T – FOTO:Divulgação

Fiat

A Fiat foi fundada em 1899. Continua a ser a maior marca de carros de Itália e é extremamente conhecida em toda a Europa. No final da década de 1910, Giovanni Agnelli, na altura diretor geral, visitou a fábrica de Henry Ford e ficou tão impressionado com a linha de produção que, quando regressou a Itália, introduziu o mesmo sistema na Fiat. Esta nova forma de produzir o carro italiano levou à criação da fábrica Lingotto, que também é muito famosa pela enorme pista oval de testes que tem no seu telhado.  

Primeiro Carro produzido pela FIAT, o Fiat 3½ HP
Primeiro Carro produzido pela FIAT, o Fiat 3½ HP – Foto: Divulgação

Vauxhall

A Vauxhall foi originalmente fundada em 1857 pelo engenheiro escocês Alexander Wilson, em Vauxhall, Londres. Naquela altura, a Vauxhall era um fabricante de bombas e motores marítimos, antes de começar a produzir motores a gasolina em 1894, quando Wilson deixou a empresa. O primeiro carro da Vauxhall foi fabricado em 1903. Este primeiro carro, também conhecido como o 6HP, era uma máquina com um único cilindro que tinha apenas duas velocidades para a frente e não tinha marcha atrás.

Vauxhall 6HP
Vauxhall 6HP- FOTO: Historic Racing News

Peugeot

A Peugeot foi fundada em 1803 por Jean-Pierre e Jean-Frédéric Peugeote é, por isso, a marca de carros mais antiga do mundo. Originalmente um moinho de cereais gerido pela família, a Peugeot fabricava serras, tiras de aço e molas para a produção de relógios, antes de optar pelas bicicletas em 1830 e, eventualmente, pelos carros em 1882. O primeiro carro da marca Peugeot foi apresentado na feira mundial de 1889, em Paris, o Peugeot Tipo1. Este carro movido a vapor de três rodas é famoso, não apenas por ter sido tão popular nessa feira, mas também por ser o primeiro carro a ter sido conduzido em Itália, em 1893.

Peugeot Tipo 1
Peugeot Tipo 1 – FOTO: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *