Cuidados com o sistema de ignição – Revista Reparação Automotiva

Cuidados com o sistema de ignição

velas cofap

O bom funcionamento dos carros e das motocicletas está relacionado diretamente à manutenção do sistema de ignição. De acordo com a Marelli Cofap Aftermarket, qualquer variação nesse sistema pode reduzir a potência e o torque do veículo, aumentar o consumo de combustível e o nível de emissão de poluentes, além de provocar danos sérios ao motor. Por isso, a dica é: cuide sempre da manutenção preventiva para evitar estragos no carro ou na motocicleta e gastos que vão pesar no bolso. 

O sistema de ignição é o responsável por criar a faísca que inicia a queima de combustível para o motor, gerando a energia necessária para a movimentação dos pistões e mantendo o motor em funcionamento. Ele é composto basicamente por velas, cabos e bobinas, que são componentes duráveis, mas que sofrem desgaste gradual e natural decorrente de sua utilização, o que acarreta a redução ou perda de características funcionais. Por isso, sempre que levar o carro ou motocicleta ao mecânico, o proprietário deve solicitar que seja feita uma verificação criteriosa no sistema de ignição.

Caso seja recomendada a substituição de algum componente, é necessário que a troca seja feita por itens de qualidade e reconhecidos pelo mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *