Conheça o carro Brasileiro que correu na Fórmula 1 – Curiosidades

Conheça o carro Brasileiro que correu na Fórmula 1

Conheça o carro Brasileiro que correu na Fórmula 1

FD-01 Copersucar

FD-01 Copersucar. (FOTO - Acervo família Fittipaldi)

O casamento entre Brasil e Fórmula 1 é antigo e duradouro. Tudo começou com Chico Landi, o primeiro piloto brasileira a participar da modalidade em 1951, passando pelos campeões mundiais Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi e pelos conhecidos Rubens Barrichelo e Felipe Massa.

Além dos pilotos e das corridas anuais que já aconteceram em Jacarepaguá – RJ e atualmente são no autódromo de Interlagos – SP, o Brasil também teve um carro 100% nacional, a Copersucar- Fittipaldi.

Idealizada pelos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi Jr., a equipe surgiu em 1975 e estreou na principal categoria do automobilismo mundial no ano seguinte.

A equipe correu na categoria até 1982, onde foram 149 Grandes Prêmios, 14 vitórias, 6 pole positions, 6 melhores voltas, com um total de 276 pontos.

Por ela passaram pilotos como Ingo Hoffmann, Chico Serra e o finlandês Keke Rosberg, que viria ser campeão mundial em 1982 pela Willians. A equipe teve como grande momento de sua história o segundo lugar de Emerson Fittipaldi na corrida de Jacarepaguá, em 1978.

A Escuderia Emerson Fittipaldi Copersucar, Jacarepaguá, 1978
A Escuderia Emerson Fittipaldi Copersucar, Jacarepaguá, 1978 (FOTO: Divulgação)

O primeiro carro da equipe, o FD-01, foi restaurado em 2004 e Wilson Fittipaldi Jr deu algumas voltas com o modelo no autódromo de Interlagos.

Modelo FD-01 em interlagos 2004.
Modelo FD-01 em interlagos 2004. (Imagem: Marcelo Spatafora – Dana)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *