Etanol ou gasolina? Qual o combustível mais econômico – Novidades

Etanol ou gasolina? Qual o combustível mais econômico

Etanol ou gasolina? Qual o combustível mais econômico

Etanol ou gasolina?Qual o combustível mais econômico
Analisar frequência do uso do carro e trajeto estão entre as dicas do CEO do Zul+ 

A Petrobras anunciou no último dia 19 a redução de R$ 0,14 do preço médio da gasolina em suas refinarias. Com isso, o valor médio do combustível ficará em R$ 2,69 por litro. Ainda que a redução chegasse imediatamente nos postos de combustíveis, o valor ainda seria alto para grande parte dos brasileiros. Pensando nisso, o Zul+, preparou algumas dicas de como escolher o combustível correto e economizar na hora de abastecer. 

“Analisando friamente o que é mais vantajoso, podemos falar que a gasolina é o mais econômico. Ao abastecer seu carro com gasolina, você poderá rodar mais até que sinta necessidade de parar em um posto novamente. Porém, ao se aprofundar no tema, concluímos que para se ter uma resposta mais próxima da realidade é necessário fazer alguns cálculos”, afirma André Brunetta, CEO do Zul+. 

Veja as dicas: 

1. Analise a frequência com que usa o carro, e o trajeto que costuma percorrer

Como ponto de partida podemos dizer que o etanol é mais recomendado para aqueles que utilizam o veículo em menor frequência, já que a gasolina, ao ficar parada no tanque por muito tempo, pode acabar evaporando. Por outro lado, aqueles que fazem trajetos mais curtos podem ter melhor resultado com a gasolina, já que o etanol pode não aquecer o suficiente para uma combustão correta. 

2. Faça cálculos

Agora para se ter a resposta exata, multiplique o preço da gasolina por 0,73. Se o resultado for maior que o preço do etanol, o combustível de origem vegetal é o ideal. Caso seja menor, opte pela gasolina. Outra forma de chegar à resposta correta é calcular quantos quilômetros por litro o veículo faz com cada combustível. Em carros mais modernos, o próprio instrumento aponta quantos km/litro o veículo está fazendo. 

3. Monitore seus gastos com combustível

Outra coisa importante é monitorar seus gastos com combustível, seja gasolina ou álcool. Com o aplicativo do Zul+, os usuários podem realizar pagamentos nos postos da rede Shell, diretamente do celular. Isso garante que o motorista tenha um histórico de gastos, e abasteça de forma 100% digital, rápida e segura. 

“Como podemos perceber, não é tão fácil responder qual combustível compensa mais. Para tomar a decisão lembre-se de analisar a frequência do uso do carro, o trajeto a ser feito, a relação quilômetro/litro e até o preço da gasolina e do etanol”, conclui Brunetta. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *