IQA cria Comissão Técnica da Qualidade – Revista Reparação Automotiva

IQA cria Comissão Técnica da Qualidade

IQA cria Comissão Técnica da Qualidade

Logo Comissão Técnica da Qualidade IQA

Desde 2012, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva conduz o Grupo IQA – VDA-QMC, que a partir de agora passa a se chamar Comissão Técnica da Qualidade IQA (CTQI), com novos escopos de atividades mais amplos.  

“A Comissão Técnica da Qualidade IQA tem uma atuação mais ampla, com novos escopos”, afirma Sergio Kina, gerente de Operações do IQA e staff Técnico da CTQI. Com isso, além de abordar temas relacionados à VDA, a Comissão abrangerá outras normas e especificações técnicas do setor automotivo, como a IATF, Core Tools e CSR. 

“Outros escopos da Comissão serão o desenvolvimento de papers, e-books e publicações próprias e locais, e soluções específicas conforme a necessidade do setor, como por exemplo transformação digital, segurança da informação, entre outras”, revela Kina ao comentar ainda que faz parte da CTQI expandir o público para todas as montadoras e fornecedores da cadeia, alinhar requisitos de auditoria e certificação e realizar workshops e webinars. 

A CTQI tem como objetivos harmonização e aprimoramento dos requisitos da qualidade na cadeia de produção automotiva, o desenvolvimento de estudos e documentação técnica sobre qualidade automotiva e a disseminação de informações sobre qualidade, requisitos de qualificação de pessoas, certificação e transformação digital. 

Escopo de debates 
Sob coordenação de Rodrigo Lemos, da VWCO, e vice-coordenação de Amilcar Carrascoza, da Robert Bosch, a CTQI se reúne todas as primeiras quintas-feiras do mês, de forma remota, e já conta com extensa agenda de debates. 

Entre os temas propostos, destaque para as novidades VDA-QMC e os manuais EOS e ACSMS, IATF 16949 – Relevância nas retomadas do negócio e produção, Requisitos Específicos de Clientes (CRS) – Processo de conformidade, Core Tools – Desafios para transformação digital, e Novas demandas – iQMX e ações em transformação digital. 

“A criação da CTQI aumenta a capilaridade de temas debatidos pelo IQA, todos muito relevantes na cadeia automotiva. Os frutos da Comissão serão benéficos para toda a comunidade de engenharia da mobilidade, assim como para a sociedade em geral, com destaque para o consumidor de veículos e produtos automotivos”, finaliza Kina. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *