Falha no circuito da transmissão JF011-E do Nissan Sentra – Transmissão

Falha no circuito do motor de passo do Nissan Sentra / transmissão JF011-E

aumento do preço da gasolina
Preço da gasolina subiu 8% nos dois primeiros meses do ano
9 de março de 2021
como utilizar corretamente o Multímetro Automotivo
Como utilizar o Multímetro Automotivo
9 de março de 2021

Falha no circuito do motor de passo do Nissan Sentra / transmissão JF011-E

Falha do circuito do motor de passo do Nissan Sentra / transmissão JF011-E

Saiba como realizar o correto diagnóstico e inspeção desse motor

diagnóstico e inspeção do motor de passo do Nissan Sentra, transmissão JF011-E

O motor de passo muda o passo girando 4 bobinas ON/OFF de acordo com o sinal recebido pelo TCM. Como resultado, o fluxo de pressão de linha para a polia primária é alterado e  a relação das polias é controlada. (Tabela 1)

Procedimento de Diagnóstico

TERMINAIS DO TCM E VALORES DE REFERÊNCIA 

1. Verifique os sinais de entrada: Funcione o motor / Selecione a função “LISTA DE DADOS” / Ande com o veículo e leia os valores de “STM STEP”, BOBINA A, B, C e D. (SMCOIL A, B, C e D). (Tabela 2)

2. Inspecione o chicote entre o TCM e o motor de passo: Ligue a ignição / Desconecte o conector da transmissão CVT e o conector do TCM (A) / Inspecione a continuidade entre os terminais do conector do TCM (A) e os terminais do conector da transmissão CVT (B).(Tabela 3)

3. Verificação do motor de passo: Inspecione o motor de passo. Substitua caso não OK / Desligue a ignição / Desconecte o conector da transmissão CVT / Verifique a resistência entre os terminais do chicote da transmissão CVT e a massa.

4. Verifique novamente o código de falha (DTC): Se o código de falha apaga e não mais retorna, OK e fim do serviço. Se o código retorna, vá para o passo 5.

5. Inspecione o TCM: Verifique os sinais de entrada e saída do TCM. Se estiverem todos OK, inspecione os pinos do TCM quanto a danos ou conexão defeituosa ou oxidação. Caso negativo, substitua o TCM.

Recentemente recebemos casos em oficinas de nossos consultores em que o código de falha P1777 estava armazenado e o problema não era o motor de passo em si, porém o problema era mau contato nos terminais do TCM, conforme as fotos abaixo mostram.

Portanto, recomendamos aos técnicos associados que antes de substituir o motor de passo, façam as verificações iniciais informadas neste boletim de serviço. Ao lado, reproduzimos as informações técnicas e diagrama elétrico das peças envolvidas.

Reproduzimos a seguir as fotos do defeito encontrado na oficina de nosso consultor técnico:

Motor de passo da transmissão JFOll-E
Oxidação nos terminais do módulo da Transmissão (TCM)
Chicote da transmissão com oxidação visível

Carlos Napoletano 
Diretor Técnico da Aptta Brasil
www.apttabrasil.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *