Como o som automotivo evoluiu no decorrer do tempo – Curiosidades

Como o som automotivo evoluiu no decorrer do tempo

Como o som automotivo evoluiu no decorrer do tempo

Evolução do som automotivo

FOTO-Envato

Passando da fita cassete para a central multimídia, o som automotiva sempre esteve presente na vida do motorista

Nós passamos boa parte do tempo dentro do carro, principalmente por culpa do trânsito. Essa situação transformou o som automotivo em um dos nossos grandes parceiros. Com a tecnologia evoluindo cada vez mais, a forma que consumimos o entretenimento dentro do carro também se atualizou, vamos acompanhar a evolução do som automotivo no decorrer do tempo?

Rádio

Tudo começou com o Rádio, mais precisamente na década de 1930. O primeiro modelo foi o Motorola 5T71 foi criado por Paul Galvin e custava na época 110 dólares.

A chegada do sinal FM veio em 1952, quando a empresa Blaupunkt começou a vender o Autosuper. O sinal, diferentemente do AM, não conseguia atingir grandes distâncias, mas tinha uma interferência menor e a fidelidade do som era melhor.

Som automotivo motorola 5T71
Motorola 5T71/ FOTO-Divulgação

Fita Cassete

Em 1962 surgiu o Muntz Stereo Pak, que pode ser considerado o primeiro toca-fitas que utilizava cartucho. Já a versão mais conhecida surgiu um ano depois, em 1963 com o Compact Cassette, desenvolvido pela Philips. Ele trazia como diferencial ser a primeira mídia onde o usuário poderia colocar as músicas que quisesse.

fita cassete
Toca fitas/FOTO-Getty Images

CD Player/DVD Player

As fitas cassetes não eram perfeitas, mas eram um avanço. Um dos maiores problemas que eles carregavam era o atrito que o carro em movimento poderia trazer para o cabeçote na fita, o que prejudicava a experiência do motorista. Tudo isso mudou na década 1990, com a criação do CD player. Por ser uma mídia mais barata e por conseguir carregar mais arquivos ele caiu no gosto do motorista

Por volta da década de 2000 o dvd player foi apresentado para o público e consequentemente adaptado para os automóveis.

cd player automotivo
CD Player/FOTO-Divulgação

Central Multimídia

A tecnologia evoluiu muito desde a década de 1930. Com a central multimídia podemos colocar as nossas músicas dentro da memória dela, sem precisar de um CD ou Fita Cassete. Com o bluetooth, podemos conectar o nosso celular ao nosso carro sem precisar de cabos, transformando ele em uma extensão do nosso aparelho. Podemos também assistir tv e utilizar a central multimídia como uma câmera de ré.

Central multimídia do carro
Central multimídia/FOTO-Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *