fbpx

Sua empresa nunca será produtiva se você não delegar!

O Brasil é um País de baixa produtividade. Produzimos até 2,5 vezes menos que um americano comum. Claro, o ambiente de negócios aqui é muito mais desafiador, a carga tributária é insustentável e escassez de mão de obra especializada não ajuda a empresa a deslanchar.  Mas, além disso tudo, há algo que também que também é um grande limitador no seu crescimento e no aumento de sua produtividade. 

Consegui identificar que há, entre uma grande parcela de empresários, os quais estão sempre sobrecarregados pelo acúmulo de atribuições, que eles sofrem do mesmo mal que é a dificuldade em delegar. Analisando mais a fundo percebi que isso ocorre justamente porque o empresário não acredita que outra pessoa possa fazer o trabalho tão bem quanto ele. E por isso, não “passa a bola”. Sei que em alguns momentos é preciso assumir o protagonismo e ir pra linha de frente, mesmo, mas a pergunta é, até quando? 

Entenda que enquanto você não delegar atribuições, treinar e acompanhar sua equipe para que sejam capazes de realizar as ações com perfeição, sua empresa nunca irá crescer. Ou pior, pode até crescer, mesmo acumulando funções e centralizando decisões, mas você corre o sério risco de pagar um preço alto por isso, e em alguns casos com a própria saúde.

Claro, quando a empresa é pequena, é normal acumular funções, ficar assoberbado de tarefas, afinal, sua equipe é pequena ou você é o que se chama de “exército de um homem só”. Mas sua mente deve estar programada para compartilhar certas atribuições, até mesmo com fornecedores. 

Analisando mais a fundo percebi que isso ocorre justamente porque o empresário não acredita que outra pessoa possa fazer o trabalho tão bem quanto ele

Alexandre Costa – Alpha Consultoria

Entenda que, como empresário seu foco não deve estar somente na realização dos trabalhos, mas sim no acompanhamento das rotinas, na certificação de que cada tarefa está sendo cumprida a contento, e se o fluxo de trabalho está sendo contínuo. Quando você absorve muitas tarefas, fica impossível enxergar tudo isso.

Por isso, caro amigo empresário, se almeja ter não apenas uma empresa, mas uma empresa produtiva, delegue atribuições, compartilhe responsabilidades, e depois cobre, monitore, acompanhe e treine. Esse é o seu papel. Pense nisso!

Alexandre Costa– Alpha Consultoria
Consultor sênior especializado em inovação para o setor automotivo, com 25 anos de experiência. Palestrante convidado a participar dos principais eventos do mercado em todo País e diretor da Alpha Consultoria, empresa dedicada ao segmento automotivo.
Entre em contato com a Alpha Consultoria via WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *