Viemar completa 25 anos e comemora crescimento – MERCADO

Viemar completa 25 anos e comemora crescimento

Viemar completa 25 anos e comemora crescimento

Foto Divulgação

Empresa gaúcha faz aniversário e registra 27% de crescimento em plena pandemia

As vendas de automóveis novos caíram muito no país desde o começo, em março do ano passado, do período de pandemia provocado pelo Covid-19, o vírus que trouxe uma das maiores crises econômicas no mundo. Tanto que alguns fabricantes, como a Ford com seus modelos de entrada e a Audi no segmento Premium, entre outros, anunciaram, no início deste ano, o encerramento de produção de carros nacionais e, consequentemente, o corte de muitos funcionários, elevando ainda mais o número de desemprego no Brasil.

Na contramão dessa crise que afetou as indústrias automotivas de todo o mundo, uma empresa gaúcha do setor de peças de reposição é um dos poucos exemplos de sucesso no meio de tantos números e notícias negativas. É a Viemar Automotive, companhia genuinamente brasileira, que completa, nesta terça-feira (23/02), 25 anos de existência. A empresa trabalha com tecnologia avançada para garantir a qualidade dos seus produtos em veículos de marcas nacionais e importadas. Segundo divulgado, ele é atualmente a maior fabricante para o segmento de aftermarket de peças de suspensão, direção e freios para veículos leves, mesmo competindo com fortíssimas empresas multinacionais que costumam entrar no país adquirindo companhias menores e assim crescer mais rapidamente.

A Viemar Automotive continuou investindo no último ano, ao ponto de crescer mais de 27% o seu volume de vendas e 20 % na contratação de empregados. “O ano de 2020 foi desafiador para a economia mundial e para a Viemar não foi diferente, tivemos que reinventar processos e negócios. Mas preparamos a empresa para este novo cenário criando por exemplo modelos de execução comercial focados na busca por resultado, contemplando a cadeia completa onde atuamos, oferecendo os produtos com um posicionamento competitivo de preços, atrelado ao nosso patamar diferenciado de qualidade. Reforçamos nos mercados que atuamos a nossa SOLUÇÃO EM PORTFÓLIO e o modelo de GERAÇÃO DE DEMANDA como grandes diferenciais da marca. Foi um ano muito especial para nós, cuidamos do nosso maior ativo, as nossas pessoas. Aqui entendemos que a nossa gente é a nossa força, e estas com toda a motivação e engajamento construíram mais um ano de consolidação da marca, ganho de market share e crescimento de peças vendidas, fabricadas e entregues para os nossos clientes. O ano que começa, 2021 promete ser um período de novas conquistas, mercados e resultado. Um ano especial marcado pelos 25 anos da companhia”, explica José Salis, Diretor Comercial e Engenharia da Viemar Automotive.

Jose Salis, Diretor Comercial e Engenharia da Viemar Automotive (Foto Divulgação)

A trajetória da Viemar

A Viemar Automotive é líder no país do segmento de aftermarket de peças de suspensão, direção e freios para veículos leves desde 2017.  Mas, como a maioria das companhias nacionais, começou muito pequena, em 1996, quando o Fundador Presidente Sr. Fábio Toniolo Vieira identificou uma oportunidade de negócio no mercado automotivo brasileiro. Na época, já existiam algumas empresas que produziam peças para o segmento de suspensão e direção, mas foi a partir da inovação e da busca por soluções diferenciadas que a Viemar conseguiu conquistar o seu espaço.

Sr. Fábio Toniolo Vieira, Presidente fundador da Viemar. (Foto Divulgação)

No início das atividades, a Viemar estava alocada em um escritório modesto. Com o passar dos primeiros anos e a superação dos desafios de uma empresa nova no mercado, foi possível dar um passo importante e construir a primeira sede própria, com 700 m², no município de Canoas/RS. No ano de 2004, investiu no desenvolvimento e produção de novos itens para ampliar o seu portfólio de peças, lançando terminais de direção e pivôs de suspensão. Além de novos produtos, nesse mesmo ano a empresa criou o Catálogo On-line, até hoje, sempre com inovações, considerado um dos melhores do segmento.

Desde a sua fundação, a Viemar sempre teve como objetivo entregar produtos de qualidade, pois entende que a segurança é um ponto indiscutível quando se trata de mobilidade e vidas humanas. Depois de anos de dedicação e comprometimento, em 2007, a empresa recebeu a certificação IS0 9001:2000, que atesta a qualidade dos componentes que produz e entrega. No ano de 2008, o caminho da Viemar teve mais um marco com a mudança para uma nova fábrica de 4.000 m², em Porto Alegre. Com o aumento de produção e novos desafios sendo superados, a empresa também adotou programas de qualidade e gestão, que em pouco tempo permitiram a ampliação da operação, chegando aos 8.000 m².

Em 2011, depois de muito trabalho e dedicação de todos os colaboradores, a Viemar conquistou o seu espaço entre as maiores empresas do segmento no país. Com um portfólio amplo e soluções completas em suspensão e direção, a empresa tornou-se conhecida nacionalmente.

A implantação do Núcleo Viemar Motorsport, em 2013, marca um momento importante em que a empresa faz uma imersão no universo dos veículos de corrida para conseguir desenvolver e entregar peças cada vez mais resistentes e seguras. Com diversos componentes instalados em carros das principais categorias nacionais, como Stock Car, Stock Light e Mercedes Challenge, entre outros, o automobilismo passou a ser um excelente laboratório de testes para todos os seus produtos. Hoje, a empresa tem como o seu maior embaixador nas corridas o experiente piloto Paulo Gomes, campeão brasileiro por quatro vezes de Stock e um dos maiores vencedores da história de 40 anos da categoria.

Paulo Gomes no Old Stock (foto de Humberto Silva – Divulgação)

Com a qualidade e desempenho de seus produtos sempre sendo prioridade, em 2014, a Viemar recebeu a certificação do INMETRO, que chancela o desenvolvimento, produção e entrega de peças que garantem a melhor performance em diversos modelos nacionais e importados. Em 2017, a Viemar conquistou a posição de maior fabricante nacional do segmento de suspensão e direção, que resultou em mais um grande marco da trajetória da empresa. Naquela época, já contava com um portfólio de mais de 1.600 peças e lançou um programa de garantia inédito no setor: 70 mil km ou 2 anos. Assim, mesmo com a pandemia, pode comemorar o aniversário que será sempre lembrado pelo sucesso no mais difícil ano de sua história e de todos os brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *