Fading nos freios: saiba como evitar – Revista Reparação Automotiva

Fading nos freios: saiba como evitar

Dicas para manutenção do sistema de direção hidráulica da marca TRW
11 de fevereiro de 2021
IQA lança dois novos treinamentos iQMX
12 de fevereiro de 2021

Fading nos freios: saiba como evitar

Fading nos freios é o termo técnico usado quando o carro perde eficiência de frenagem devido ao superaquecimento das pastilhas e dos discos. Esse aumento da temperatura no sistema de freio pode acontecer por dois principais motivos, um deles é quando o veículo passa por trechos com descidas muito íngremes e/ou sequência de curvas muito curtas, que exigem o uso do freio com mais frequência e intensidade que o normal. Outro fator que pode levar ao fading é o fluido de freio, é preciso seguir corretamente a data de troca do componente, caso contrário ele perde suas propriedades e acaba prejudicando a frenagem do veículo.

Segundo o coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil, Raulincom Borges da Silva, a melhor forma de evitar o fading dos freios e consequentemente os acidentes é através das boas práticas de direção. “Para evitar que o sistema de freio atinja uma alta temperatura e acabe perdendo sua eficiência é necessário tomar uma série de cuidados, tanto na forma de conduzir o carro quanto na revisão do veículo. Tomar a devida precaução faz toda a diferença no trânsito e proporciona segurança para o condutor, passageiro e pedestre”. 

Para evitar que essa falha aconteça, o Raulincom preparou algumas dicas que ajudam a preservar a peça. Confira.

Faça a manutenção do veículo regularmente
A revisão do veículo precisa acontecer periodicamente, desta forma é possível checar todo o funcionamento do automóvel, assim como o sistema de freio, e identificar se é necessário realizar a troca de algum componente ou não.  

Cuidado com os freios recém instalados
Quando é feita a troca dos freios é necessário um tempo para o sistema se acomodar e assentar completamente os discos nas pastilhas. Nesse caso, é importante manter distância dos veículos que vão à frente e usar o freio com mais atenção.

Nas descidas, deixe o carro engatado
As descidas exigem cuidado redobrado na condução do veículo. Abusar do freio em declives acaba sendo uma prática comum e errada entre os motoristas, afinal ela pode levar ao superaquecimento do sistema de freio. Nesse caso é apropriado manter o carro engatado e sempre usar o freio motor, dessa forma é possível evitar o fading. 

Cuidado com o excesso de peso
Evite dirigir com excesso de peso no carro, quando isso acontece a eficiência do veículo acaba sendo prejudicada e pode comprometer a eficiência na frenagem. Procure sempre respeitar a capacidade máxima do veículo para evitar que isso aconteça e a condução seja segura, sem imprevistos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *