Dicas para manutenção do sistema de direção hidráulica da marca TRW

Dicas para manutenção do sistema de direção hidráulica da marca TRW

Dicas para manutenção do sistema de direção hidráulica da marca TRW

O sistema de direção é um dos conjuntos mais complexos de um veículo, desenvolvido por meio de processos rigorosos de qualidade e engenharia que garantem a segurança ativa do condutor e de seus ocupantes. Portanto, a ZF Aftermarket reuniu dicas valiosas sobre a correta manutenção da direção hidráulica de veículos leves, da marca TRW. 

De acordo com os especialistas, as falhas no sistema hidráulico da direção são percebidas quando o veículo apresenta ruído no seu funcionamento, direção pesada ou vazamento do fluido que provocam manchas no chão. Em sua maioria, as falhas poderiam ser evitadas com a manutenção preventiva do sistema, preferencialmente realizadas a cada 50 mil quilômetros, sempre respeitando as instruções de cada montadora.

É de extrema importância a atenção e identificação de problemas no sistema para saber o que está causando a falha e onde ela se encontra. É importante destacar que a direção apresenta sinais que podem ser importantes aliados nessa identificação. Por exemplo, se a direção está mais pesada e para qual lado, se a direção fica inoperante quando o veículo está parado ou em manobras, ou mesmo se o auxílio hidráulico para repentinamente, entre outros.  

“A função da direção hidráulica é a de proporcionar conforto durante as manobras, tornando a direção mais leve. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão. Uma bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção. Para efeito de segurança, se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum e deve ser consertada por um mecânico ou especialista, o mais rápido possível”, explica Tales Miranda, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produtos da ZF Aftermarket América Latina.   

Verificações 
A limpeza do sistema hidráulico consiste na troca do filtro, limpeza ou troca do reservatório e na drenagem e verificação das condições das tubulações e conexões. Caso o veículo possua válvula do reservatório, é necessário fazer a limpeza ou substituição deste componente. 
Sobre as conexões e tubulações é indicado observar os diâmetros, posições de montagem, condições e fixação das mangueiras e conexões, bem como verificar se não estão torcidas ou formando ângulos que interfiram no fluxo do fluido, que pode ser mineral ou sintético, dependendo da indicação de cada fabricante.  

É importante lembrar que o alinhamento da direção é recomendado a cada 10 mil quilômetros, após a troca de qualquer componente da suspensão ou após a troca da caixa de direção.

Passo a passo da sangria do sistema

Ruídos poderão ocorrer após a troca da caixa de direção ou do fluido. Neste caso é necessário executar a sangria do sistema. Para isso, basta seguir alguns passos; 
•    Levante o carro com o auxílio de um macaco e verifique se as rodas dianteiras subiram o suficiente para garantir a sua movimentação debaixo do veículo. 
•    Encontre e retire a bandeja de proteção do sistema de direção hidráulica. Estanque o fluido, desconectando a mangueira de baixa pressão da bomba de direção. 
•    Em seguida, reconecte a mangueira. 
•    Solte a tampa do reservatório. 
•    Despeje o volume de fluido indicado pelo fabricante e tampe-o novamente. 
•    Gire a chave da ignição e dê a partida no veículo. 
•    Esterce o volante até o final do seu curso nos sentidos horário e anti-horário por 3 minutos. •    Verifique se ocorrem ruídos estranhos, pois podem indicar a presença de ar no conjunto. 
•    Continue rodando o volante até que o fluido circule completamente no sistema e a pressão atmosférica tenha sido removida. 
•    Desligue o motor e aguarde 20 minutos. 
Retire os cavaletes, desça o veículo ao solo e dê a partida. 
•    Com os pneus dianteiros no piso, verifique se o sistema está respondendo corretamente. 
•    É importante lembrar que, se você notar um chiado na direção hidráulica após trocar o fluido, é preciso remover a tampa do reservatório para expelir o ar. E então, tampar novamente.
•    Importante também olhar com atenção o coxim dos amortecedores, pois em alguns casos de ruídos,  pode ser que  estejam desgastados.   

Veja tabela que a ZF Aftermarket preparou para que você possa identificar possíveis problemas, causas e soluções no sistema de direção hidráulica da marca TRW:

SintomasComponentePossíveis causas Solução
Barulho / RuídoComponentes da suspensãoSoltos
Muito rígidos
Aperte os parafusos
Verifique as borrachas
Barulho / RuídoCorreiaFrouxa ou mal posicionada nas polias.
Ressecada ou com cortes.
Contaminadas com óleo ou graxa
Estique a correia aplicando
a tensão necessária. Verificar tensores
Trocar a correia
Limpar as polias.
Vazamento Mangueiras e linha hidráulicaRompidas, trincadas e obstruídas

Componentes não originais
 
Limpar ou trocar.
Posicionar as mangueiras corretamente
 Ruído / direção pesadaBomba hidráulica Entupimento ou falha do componente.Substituir o componente
Direção pesada / Puxando para um dos ladosPneus / Rodas e ou Suspensões modificadasPressão incorreta
Desgastados ou danificados, 
Calibragem.
Substituir.
RuídoReservatório do fluido Fluido abaixo do nívelVerificar possível vazamento e completar o fluido. 
Direção puxando para um dos ladosRodasDesalinhadasAlinhar
Direção pesada / VazamentoRodas e ou Suspensões modificadasModificação do projeto originalManter o projeto original

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