Um novo tempo para a Reparação Automotiva – CONTEÚDO TÉCNICO

Um novo tempo para a Reparação Automotiva

Tecnologia que entrega agilidade e qualidade ao diagnóstico veicular

Olá amigo reparador, um feliz 2021 e que Deus nos abençoe neste novo ano. E que possamos crescer e nos adequar a cada dia em nossa profissão!

Para este ano novo, começaremos falando sobre: Um Novo Tempo para a Reparação Automotiva, com o que há de melhor em tecnologia para auxiliar em cada serviço e diagnóstico automotivo. 

Um Novo Tempo

Apesar de parecer algo antigo, as tecnologias empregadas nos veículos a cada dia avançam mais, porém era algo que só podia-se ver em veículos de alto luxo e importados.

 Mas este novo tempo, nos mostrou que até os veículos populares não são mais básicos, ou, desprovidos de tecnologia, hoje temos:

• Start/Stop, 
• Bluetooth,
• Freios ABS/ESP
• AIR BAG,
•E muito mais

E, junto com as tecnologias novas, vem uma nova necessidade às oficinas:

Ferramental e equipamentos adequados!

Como início de um novo tempo para a reparação automotiva, vamos falar de serviços básicos nesta edição, e equipamentos que hoje são indispensáveis na oficina.

Manutenção de Freios

 Alguns anos atrás, para realizar a manutenção em freios, a troca do fluído ocorria por causa do aspecto visual, hoje temos equipamentos que analisam o fluido e apresentam a qualidade e se deve se substituído ou não.

O analisador de fluidos de freios acima, analisa produtos DOT 03, 04 e 05. E apresenta o resultado em percentual de qualidade do fluido. E quando o fluido apresenta nível fraco, ele mostra um triangulo com exclamação na tela. Se o fluido estiver saturado totalmente, a tela fica vermelha.  

 

Manutenção de alternadores

Um dos grandes avanços aplicados nos automóveis atuais, foram os alternadores eficientes, projetados para atender normas ambientais que exigem redução de emissões poluentes. Mas estes alternadores, exigem equipamentos auxiliares para testes, pois eles funcionam a base de comando das unidades eletrônicas do motor. Para não perder tempo com desmontagens e diagnóstico errado do funcionamento do alternador, utilizamos equipamentos que simulam os sinais de comando da unidade eletrônica.

Com controle ajustável do sinal enviado, o gerador de sinais da IKRO, o IK2090, atende uma grande gama de alternadores eficientes. Com um IK2090, e uma bancada comum de teste de alternadores sua oficina irá conseguir atender estes alternadores modernos.

E temos os analisadores de baterias, que aplicamos em análise de baterias, alternador e corrente de partida consumida pelo motor de partida.

Sistema de IGNIÇÃO

Quando entrava na oficina um veículo com falha de ignição, era uma maratona, com troca de peça para avaliar se a falha era realmente uma bobina de ignição, velas, cabos, etc.

Hoje temos o IGNITEST, um equipamento fornecido pela MICROCAR, uma indústria brasileira. 

Com o IGNITEST, é possível simular todos os modelos de bobina de ignição, e verificar se é uma falha da bobina, do cabo e até mesmo das velas de ignição. E como nos veículos atuais o sistema de ignição é comandado pela unidade eletrônica do motor, com o IGNITEST, é possível identificar se a falha é no comando da unidade eletrônica do motor.

O IGNITEST proporciona teste nos solenóides do câmbio, da bomba de combustível de alta pressão, válvulas torres do compressor de ar-condicionado.

Bom, todos estes equipamentos trazem agilidade, precisão e qualidade nos serviços prestados.  Apesar de serem serviços de manutenção básica na oficina, demandam tempo e necessitam de diagnóstico.

Aguardamos você na próxima edição, e desejo a todos os leitores um ano novo repleto de trabalho e muito desenvolvimento profissional!`

Leandro Marco
Busque qualificação profissional na General TECH, de Uberaba (MG)

1 Comentário

  1. José João Raimundo ribeiro disse:

    Muito bom pra nós eletricista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *