Conheça as condições de manutenção no veículo elétrico Renault Zoe Perfil Carro % –

Renault Zoe, o veículo elétrico sem mistérios

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Renault Zoe, o veículo elétrico sem mistérios

Um dos modelos elétricos mais vendidos no mundo, o hatch tem condições de reparabilidade semelhantes as de um veículo com motor a combustão 

Lançado em 2012, o Renault Zoe é um dos modelos de sucesso da fabricante francesa. Em 2020, ele foi o elétrico mais vendido na Europa no primeiro semestre.

No Brasil, as vendas oficiais do modelo começaram em novembro de 2018, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

Ele tem o motor R90, totalmente concebido pela fabricante francesa, para isso, a empresa registrou 95 patentes. Entre as soluções tecnológicas ele traz um mini Power Electronic Controller (Controlador Eletrônico de Potência). Este sistema integra o módulo de interconexão, a eletrônica de potência e o carregador Caméléon. Diferente de outros carros elétricos que tem os motores nos eixos, ele está no cofre, semelhante ao posicionamento de um motor a combustão. Sua potência é de 92 cv e torque de 22,9 kgfm. Ele está acoplado a um câmbio automático de 1 marcha. Acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos. “Quando entrar um veículo elétrico na oficina, o reparador não precisa se assustar, pois ele tem muito em comum com um carro de motor a combustão”, fala Sandro Santos, diretor da Doctor American Car. A oficina foi pioneira ao especializar-se em modelos da marca Chrysler e agora monta estrutura para atender veículos elétricos, inclusive com espaço para treinamentos e cursos específicos.

Apesar da facilidade, para realizar manutenções nos veículos elétricos nas partes por onde passa a alta tensão é necessário utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs). “Todos os pontos por onde passa a alta tensão são identificados pela cor laranja, isso é padrão nos veículos elétricos. E os EPIs indicados são as luvas isolantes de classe zero, que suportam até 1.000 V, luvas de couro e os óculos de proteção. As ferramentas também são específicas com isolamento”, explica Sandro.

No motor um dos itens que exige manutenção é o liquido de arrefecimento. “Necessita de manutenção e também conhecimento. É necessário consultar o manual e verificar qual tipo de liquido é o recomendado. Não é simplesmente misturar o liquido com a água desmineralizada, pois cada fabricante tem uma especificação”, alerta ele.

Motor elétrico

A bateria é refrigerada pelo sistema de ar-condicionado, isso ocorre caso a temperatura média das células atinja 33°C. 

Ainda sobre os líquidos, ele utiliza fluido no sistema de freios. “O sistema de freio é semelhante ao de um veículo com motor a combustão, por isso o fluido deve ser substituído pelo produto de mesmo DOT e no período recomendado. O sistema é composto por discos ventilados e pastilhas na dianteira e tambores na traseira. Há os dutos e o flexível, porém, ele não tem o hidrovácuo. Como não há combustão não gera vácuo, por isso foi implantado um sistema eletrônico, o qual trabalha junto com o módulo do ABS para este fim”, explica Sandro.

Reservatório do fluido do freio
Reservatório do liquido de arrefecimento

O Renault Zoe utiliza a bateria de alta tensão para o motor, porém, também tem a tradicional bateria de 12V, a qual fornece energia para os faróis, painel de instrumentos e outros acessórios. “Como todo o componente de um veículo a bateria de 12V precisa ser verificada. Ela tem uma vida útil e ao final deste período precisa ser substituída”, fala ele.

Undercar do carro elétrico Renault Zoe

Bateria de 12V para iluminação e acessórios

Depois de levantar no elevador e retirar o protetor de metal fixado por parafusos de 6 mm é possível visualizar alguns componentes que atuam na parte eletrônica. “A bomba elétrica que faz a circulação do liquido de arrefecimento do motor é de fácil acesso, diferente das encontradas nos carros com motor a combustão. Para fazer a substituição é rápido”, avalia.     

Bandeja do tipo bulmerangue
Freios dianteiros com discos e pastilhas

O hatch elétrico da Renault tem sistema de suspensão dianteira independente, denominado pela fabricante como pseudo McPherson e na traseira o eixo rígido. “As suspensões são iguais as de um veículo com motor a combustão. Para trocar as bandejas, os pivôs, bieletas, molas, amortecedores, as ferramentas são de uso comum em uma oficina e nestes componentes não há corrente de alta tensão”, fala ele.

Amortecedor e mola traseira

A bateria do Renault Zoe é formada por 192 células distribuídas em 12 módulos. “A manutenção ou troca das células ou até mesmo da bateria por completo deve ser feita por uma empresa especializada a qual tenha a tecnologia, as ferramentas e o conhecimento necessário para este processo. Esta é a principal diferença do carro elétrico para o que tem motor a combustão. Já para avaliar, fazer diagnósticos, e até substituir itens de desgaste como discos e pastilhas, molas, amortecedores e tambores traseiros, o reparador independente não enfrenta dificuldades”, completa Sandro Santos. 

Bomba elétrica para circular o liquido de arrefecimento
Os conectores na cor laranja indicam a passagem da alta tensão
Sistema ABS nos freios, o motor não gera vácuo

O preço do Renault Zoe Intense, igual a este cedido pela Renault para este Perfil Técnico tem o preço sugerido de R$ 205.678.

FICHA TÉCNICA RENAULT ZOE 2020

Motor:
Tipo de motor: Elétrico
Potência: 92 cv
Torque: 22,9 kgfm
Tipo de tração: 4×2
Câmbio: Automático 1 marchas
Direção: Assistência elétrica

Suspensão
Dianteira: Independente pseudo McPherson
Traseira: Eixo de torção

FREIOS
Dianteiros:
Discos ventilados
Freios traseiros: Tambor

Dimensões  e Capacidades
Comprimento: 4.084 mm
Distância entre-eixos: 2.588 mm
Altura: 1.562 mm
Largura sem os retrovisores: 1.730 mm
Porta-malas: 388 litros 

Recarga
Adaptável monofásico-trifásico
de 2 a 43 W
Tomada de segurança Green-Up:10h
3 kW (Wallbox monofásico 16 A): 9h
7 kW: 4h
22 kW (terminal trifásico 32 A):
80% em 1h
43 kW (terminal trifásico 63 A):
 80% em 30 min 

Assista o Perfil técnico do Carro elétrico Renault Zoe no Canal TV Reparação Automotiva

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