Delphi Technologies orienta sobre o uso correto de aditivos

Delphi Technologies orienta sobre o uso correto de aditivos

Delphi Technologies orienta sobre o uso correto de aditivos

Com um papel de extrema importância para o sistema de arrefecimento do motor, o aditivo de radiador tem como funções principais aumentar o ponto de ebulição, diminuir o ponto de congelamento da água, lubrificar e proteger o sistema contra cavitação e eletrólise, e reduzir a formação de espuma. Essencial para manter o bom funcionamento do motor, o aditivo pede uma atenção rigorosa dos motoristas. A Delphi Technologies, primeira empresa a patentear e produzir o fluido de arrefecimento universal e portar as normas NBR 13705 e 1426, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), alerta para os cuidados e esclarece mitos sobre sua aplicação.

A utilização de aditivos de alta qualidade é fundamental. Afinal, também são responsáveis por proteger os metais do sistema de arrefecimento contra corrosão e ferrugem. “Os produtos da Delphi Technologies têm como diferencial em sua fórmula o Monoetilenoglicol (MEG), além de uma mistura de inibidores de corrosão para garantir um efeito prolongado e preservar toda a motorização. Mais um destaque é que a marca conta com a maior durabilidade do mercado, alcançando cinco anos ou 241.000 quilômetros rodados”, explica Pedro Valencio, técnico de serviços da empresa.

É importante ter em mente que aplicar um aditivo de baixa qualidade pode acarretar diversos problemas a longo prazo. Entre eles, a corrosão do sistema de arrefecimento (radiador, bomba d’água e tubulações em geral), escamação nas suas superfícies internas, e erosão por cavitação de componentes internos do motor.

“Além dos problemas citados acima, o proprietário do veículo também pode enfrentar uma deterioração de vedações e tubulações e a formação de gel/borra no sistema de arrefecimento. Abrir mão de um bom produto compromete o motor e traz muita dor de cabeça e também ao bolso do motorista”, ressalta o especialista.

Desvendando mitos

Um dos principais mitos contados sobre os aditivos de radiador é que são os responsáveis por causar corrosão ou vazamentos no sistema de arrefecimento. Um bom aditivo contém substâncias antioxidantes que são capazes de prevenir e recolher a sujeira e fuligem presentes no sistema de arrefecimento. “Esse boato se espalhou por conta da utilização de soluções arrefecedoras de baixa qualidade, que podem causar ferrugem no sistema e, como consequência, aparecer buracos e vazamentos. Quando um aditivo de boa qualidade é utilizado, realizando perfeitamente a eliminação do acúmulo de ferrugem, estes possíveis buracos causados pelo aditivo de baixa qualidade aparecem. Sendo assim, uma vez aplicado o aditivo correto, a limpeza do sistema se inicia e elimina o acúmulo de ferrugem, prevenindo problemas futuros”, finaliza Valencio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *