As transmissões automáticas utilizam fluido para lubrificar. Durante as revisões é necessário checar as condições da transmissão e o nível do lubrificante.
Neste artigo mostramos o procedimento correto para verificar o nível e também substituí-lo no câmbio ZF9HP48/948TE de 9 velocidades utilizado em modelos como JAGUAR, BMW, CHRYSLER, LAND ROVER, VW/AUDI entre outros.
Procedimento no Jeep Renegade diesel 9 marchas
Para estes procedimentos, será necessário utilizar a ferramenta especial de verificação (vareta de nível) que não integra a transmissão, porém pode ser adquirida no mercado de autopeças. A APTTA possui esta vareta à disposição dos técnicos. Ela tem marcações relativas à temperatura do fluido que será medido.
A transmissão ZF de 9 marchas é produzida na Alemanha e nos Estados Unidos, pela ZF Alemã e pela Chrysler americana, com aplicação em seus veículos. Possuem poucas diferenças entre si, porém a maneira de se verificar o fluido é a mesma. O período de troca recomendado é de 100.000 quilômetros e a quantidade total é de 8,7 litros. O filtro é interno e somente deverá ser substituído quando ocorrer a abertura da transmissão para algum reparo.
A verificação do nível desta transmissão ZF9HP48/948TE é feita medindo-se a distância desde a superfície superior da porta de medição do nível de fluido na transmissão, localizada na parte superior da carcaça do diferencial, conforme mostrado na figura 3. A ferramenta especial (vareta de medição) é marcada em incrementos de 5,0 mm. O motor deverá estar funcionando em marcha lenta, com a alavanca da transmissão em PARK (P), e o veículo nivelado em relação ao solo.
Procedimento recomendado:
Tabela de nível em função da temperatura – Transmissão ZF 9HP48
Temp. em º Celsius | Nível mínimo | Nível nominal | Nível máximo |
50 | 13,0 mm | 16,0 mm | 19,0 mm |
55 | 13,5 mm | 17,5 mm | 20,0 mm |
60 | 16,0 mm | 20,0 mm | 23,0 mm |
65 | 18,0 mm | 21,5 mm | 24,0 mm |
70 | 19,0 mm | 22,5 mm | 25,0 mm |
75 | 20,0 mm | 24,0 mm | 27,0 mm |
80 | 21,0 mm | 25,0 mm | 28,0 mm |
85 | 22,0 mm | 26,0 mm | 29,0 mm |
90 | 24,0 mm | 27,5 mm | 31,0 mm |
95 | 25,0 mm | 29,0 mm | 32,0 mm |
100 | 27,0 mm | 30,5 mm | 34,0 mm |
Espero que este artigo atenda as necessidades dos técnicos reparadores de transmissões automáticas sobre o procedimento recomendado pelo fabricante para verificação e substituição do fluido destas transmissões de 9 velocidades da família ZF.
Até a próxima
Redação APTTA Brasil