Procedimento para verificação e substituição do fluido – Transmissão

Procedimento para verificação e substituição do fluido

Conheça o procedimento correto para verificar e substituir o fluido da transmissão automática ZF9HP48/948TE de 9 velocidades utilizada no Jeep Renegade diesel

As transmissões automáticas utilizam fluido para lubrificar. Durante as revisões é necessário checar as condições da transmissão e o nível do lubrificante.

Neste artigo mostramos o procedimento correto para verificar o nível e também substituí-lo no câmbio ZF9HP48/948TE de 9 velocidades utilizado em modelos como JAGUAR, BMW, CHRYSLER, LAND ROVER, VW/AUDI entre outros.

Procedimento no Jeep Renegade diesel 9 marchas

Para estes procedimentos, será necessário utilizar a ferramenta especial de verificação (vareta de nível) que não integra a transmissão, porém pode ser adquirida no mercado de autopeças. A APTTA possui esta vareta à disposição dos técnicos. Ela tem marcações relativas à temperatura do fluido que será medido.

Figura 2 – TRANSMISSÃO ZF 9HP48/948TE DE 9 VELOCIDADES

A transmissão ZF de 9 marchas é produzida na Alemanha e nos Estados Unidos, pela ZF Alemã e pela Chrysler americana, com aplicação em seus veículos. Possuem poucas diferenças entre si, porém a maneira de se verificar o fluido é a mesma. O período de troca recomendado é de 100.000 quilômetros e a quantidade total é de 8,7 litros. O filtro é interno e somente deverá ser substituído quando ocorrer a abertura da transmissão para algum reparo.

A verificação do nível desta transmissão ZF9HP48/948TE é feita medindo-se a distância desde a superfície superior da porta de medição do nível de fluido na transmissão, localizada na parte superior da carcaça do diferencial, conforme mostrado na figura 3. A ferramenta especial (vareta de medição) é marcada em incrementos de 5,0 mm. O motor deverá estar funcionando em marcha lenta, com a alavanca da transmissão em PARK (P), e o veículo nivelado em relação ao solo.

Figura 3 – Tampão de verificação de nível

Procedimento recomendado:

  1. Conecte o scanner no conector de diagnóstico do veículo.
  2. Monitore a temperatura do fluido da transmissão na LISTA de DADOS do scanner.
  3. Funcione o motor em marcha lenta, com a alavanca seletora em PARK (P).
  4. Verifique se a temperatura do fluido está acima de 50ºC. Veículo deverá estar nivelado.
  5. Levante e suporte o veículo.
  6. Remova a roda dianteira esquerda do veículo.
  7. Gire o volante de direção todo para a esquerda.
  8. Remova o tampão (1) da porta de verificação do nível do fluido, com o auxilio de uma chave Allen 6 mm. (figura 4)
  9. Insira a ferramenta especial na porta de verificação de nível e encoste o cabo da ferramenta na parte plana da carcaça da transmissão (2) ao redor da porta de nível. (figura 4)
  10. Remova a vareta da porta de verificação de nível e levante para leitura.
  11. Note o incremento no corpo da vareta onde o fluido deixou a marca.
  12. Baseado na temperatura do fluido e na medição da ferramenta, consulte o gráfico na tabela abaixo para determinar o nível correto.
  13. Instale o tampão Allen 6 mm na porta de verificação de nível do fluido e aperte-o com torque de 15 Nm.
  14. Instale a roda dianteira esquerda do veículo.
Figura 4 – Vareta instalada na porta de verificação de nível

Tabela de nível em função da temperatura – Transmissão ZF 9HP48

Temp. em º CelsiusNível mínimoNível nominalNível máximo
5013,0 mm16,0 mm19,0 mm
5513,5 mm17,5 mm20,0 mm
6016,0 mm20,0 mm23,0 mm
6518,0 mm21,5 mm24,0 mm
7019,0 mm22,5 mm25,0 mm
7520,0 mm24,0 mm27,0 mm
8021,0 mm25,0 mm28,0 mm
8522,0 mm26,0 mm29,0 mm
9024,0 mm27,5 mm31,0 mm
9525,0 mm29,0 mm32,0 mm
10027,0 mm30,5 mm34,0 mm
Figura 5 – Parte inferior da transmissão mostrando o tampão de dreno (Allen 6 mm) para substituição do fluido.
Figura 6 – Ferramenta especial (Vareta de Nível)

Espero que este artigo atenda as necessidades dos técnicos reparadores de transmissões automáticas sobre o procedimento recomendado pelo fabricante para verificação e substituição do fluido destas transmissões de 9 velocidades da família ZF.

Até a próxima

Redação APTTA Brasil

www.apttabrasil.com

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