ZF reduz consumo de energia em suas unidades com Programa Green Dot

ZF reduz consumo de energia em suas unidades com Programa Green Dot

Preocupada em tornar cada vez mais sustentáveis suas operações no Brasil, a ZF colocou em prática mais um programa que visa a conservação do meio ambiente. Desta vez, por meio da implementação do Programa Green Dot, com o qual foi possível alcançar 20% de economia de energia na unidade de Limeira, com resultados significativos nas demais plantas. Recentemente implantando nas fábricas de Araraquara, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Iracemápolis e Itu, a estimativa é que esta média de redução de energia elétrica se mantenha ou até aumente para todas as unidades contempladas pelo programa.

O Programa “Green Dot” ganhou esse nome devido ao simples fato de contar com a sinalização de adesivos com ponto verde em todos os locais onde é possível alcançar a racionalização de energia. Assim os usuários recebem lembretes visuais a todo momento para economizar e consequentemente ajudam o meio ambiente e a própria empresa. A sinalização funciona como um alarme visual que alerta qualquer pessoa a apagar um simples interruptor que esteja ligado em um ambiente sem utilização ou até mesmo o de uma máquina que poderia estar em stand by no horário de almoço.  

O programa foi desenvolvido pelo time de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (EHS) global e aprimorado pelos times locais de meio ambiente, trazendo as adequações à realidade de cada planta. O objetivo direto é o de reduzir o consumo de energia elétrica por meio da informação e conscientização de todos os colaboradores. “De forma bem simples, mas com muito resultado, tanto em áreas administrativas como fabris”, comenta Sildson Corrêa, Gerente Sênior de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da ZF.

Além das identificações adesivas nos equipamentos, o programa conta com campanhas de conscientização que acontecem periodicamente, com a utilização de comunicados internos e orientações aos colaboradores de cada planta. O Programa Green Dot entrou para o portfólio de ações de meio ambiente de grande sucesso na ZF em todas as plantas e hoje já faz parte da programação da Semana de Segurança e Meio Ambiente de cada unidade realizada todos os anos.

 “Após a implementação do programa, percebemos uma participação ativa dos colaboradores. É notável o empenho, tanto na identificação dos equipamentos, como no cumprimento das orientações de cada identificação, o que gera economia de energia elétrica substancial na média mensal de todas as unidades”, destaca Sildson. 
 
O programa tornou-se referência na ZF quanto à conscientização de colaboradores e o envolvimento de todos no comprometimento das ações, aprimorando as práticas já orientadas e sugeridas pelos procedimentos globais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *