Sindirepa –SP firma parceria com Ambipar para coleta de embalagens de óleo lubrificante

Sindirepa –SP firma parceria com Ambipar para coleta de embalagens de óleo lubrificante

Iniciativa faz parte do Programa Jogue limpo e permite que a coleta seletiva seja realizada sem custo aos reparadores associados à entidade.

 A legislação ambiental exige o descarte correto de diversos produtos das oficinas de reparação de veículos, dentre eles as embalagens plásticas usadas de óleo lubrificante, considerada material contaminante.

Agora, o Programa Jogue Limpo, certificado pela Cetesb, com abrangência na capital paulista, passou a incluir as empresas de reparação de veículos para a coleta das embalagens plásticas usadas de óleo lubrificante que antes ficava restrita apenas a postos de combustíveis.

O programa Jogue Limpo conta com centrais de recebimento onde as embalagens são drenadas e separadas por cor, prensadas ou moídas para serem acondicionadas e encaminhadas às recicladoras credenciadas.

Na recicladora, o material é triturado, se necessário, e submetido a processo de descontaminação do óleo lubrificante residual, transformado em matéria-prima de novas embalagens e outros produtos plásticos, retornando à cadeia de produção. 

A iniciativa foi viabilizada por meio da empresa Ambipar que já possui parceria com o Sindirepa-SP para coleta e o descarte correto de resíduos sólidos das oficinas.

Segundo Glauciene Barreto, gerente comercial da Ambipar, “ao participar do Jogue Limpo, as oficinas podem apresentar o cadastro em caso de fiscalização da Cetesb”. Ela também afirma “que não há necessidade da empresa ter registro no Cadri, uma vez que está no Jogue Limpo.” 

As empresas associadas ao Sindirepa-SP estão convidadas a participar do Programa Jogue Limpo e assim cumprirem com a legislação ambiental no tocante ao descarte correto das embalagens plásticas usadas de óleo lubrificante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *