Nas edições anteriores, falamos sobre acumuladores de energia, a bateria.
Mostramos exemplos de falhas e cuidados a serem tomados. Agora o tema é a influência da bateria no sistema de ignição.
Acumuladores de Energia vs Sistema de Ignição
Na oficina recebemos um Hyundai HB20 1.0 3 cilindros, 2018/2019. O proprietário relatou que constantemente as bobinas de ignição queimam. Mas desta vez foi diferente, queimou as três bobinas ao mesmo tempo, após o abastecimento.
Assim que recebemos o veículo, partimos para a análise do sistema de ignição, seguindo os procedimentos normais indicados por fabricantes de autopeças e montadoras, mas tudo estava dentro dos padrões:
Após minuciosa inspeção, verificamos outros fatores, como mudança de A/F e oscilações na intensidade das luzes de cortesias.
Verificamos a bateria:
E identificado a falha de bateria, que não fornecia a CCA correta, e na partida uma grande perda de tensão. Analisamos os sinais elétricos:
E identificamos um pico de corrente na alimentação das bobinas ao positivo, fora de padrão.
ATENÇÃO
Existe informativo sobre dar atenção aos catalisadores dos veículos, pois uma contra – pressão, pode danificar as bobinas de ignição.
Também conferimos o sistema catalítico do veículo e estava correto.
Mas, por que a bateria influencia no funcionamento das bobinas de ignição?
Um dos itens da lista anterior de prováveis falhas, determinados pelos fabricantes é:
Um dos estudos que aqui trouxemos, foi as grandezas elétricas e lei de Ohm.
O informativo técnico diz que a resistência variável, causa danos ao sistema.
Conforme a lei de Ohm:
V=RxI
R= V/I
I= V/R
O informativo diz que a baixa resistência aumenta a corrente elétrica, trazendo danos.
Mas quando a resistência não varia e a tensão sim, ou seja, apresenta variação, o efeito é o mesmo.
Veja o exemplo para cálculo:
V = 12 volt
R = 6 Ohm
I = 2 Amperes
Se aumentar a tensão, aumenta a corrente:
V = 24 volt
R = 6 Ohms
I = 4 Amperes
Quando a bateria apresenta falhas de CCA, e queda de tensão em partida. Ao partir, o alternador entra fornecendo o máximo de corrente elétrica para recarga, assim os componentes recebem uma alimentação positiva com níveis mais altos que o previsto.
Da mesma forma podería ter outros componentes danificados, mas na linha de alimentação elétrica dos atuadores, a corrente elétrica chega com maior intensidade nas bobinas de ignição.
Após os testes realizados, e diagnosticado a falha, as bobinas foram substituídas por novas da DELPHI.
A bateria foi substituída por uma Tudor TFS 60 Ampere.
Analisamos o sinal de corrente linear o qual apresentou perfeito estado de funcionamento.
Sempre aplique componentes confiáveis, de qualidade comprovada.
Fique atento ao diagnóstico a ser realizado não se prenda a rotinas e nem faça de forma automática, conheça o sistema a ser analisado, e bom trabalho!