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SÉRIE: O que todos “dono” de oficina deveria saber, antes de abrir seu negócio.

Olá Pessoal, seguindo nossa caminhada rumo a uma ampla reflexão sobre conceitos que talvez você tenha sobre o que é ser empresário, e através desta reflexão possa sim estar mudando alguns conceitos para obter melhores resultados. Nossa caminhada está baseada na seguinte premissa: O que todo “dono” de oficina deveria saber antes de abrir seu negócio!

Sexta dica: Quando você era reparador na condição de funcionário de uma empresa, você costumava resolver os problemas dos veículos e assim se habituou a resolver problemas técnicos, estava sempre focado em buscar capacitação e desenvolver habilidade técnica. Agora você se tornou empresário, e precisará se capacitar e desenvolver habilidades para resolver outros problemas que vão muito além da área técnica. De maneira prática hoje você na condição de empresário, precisará resolver o problema técnico do veículo (através de uma equipe qualificada e profissional), resolver problemas do cliente (que quer tudo na hora, que questiona seu preço, que não quer fazer a manutenção como deveria, que compara sua empresa com outras para barganhar descontos), resolver problemas da equipe (que muitas vezes não está alinhada aos objetivos da sua empresa e assim não quer respeitar as regras, não gosta de procedimentos de organização, erra nos diagnósticos por falta de atenção e procedimento, tem alto índice de retornos e garantias) e da sua empresa (baixa lucratividade, baixo fluxo de caixa, inadimplência). O resolver problemas no passado se resumia apenas em solução técnica de uma falha ou ajuste no veículo, agora você como empresário é responsável pela solução completa que contempla a satisfação do seu cliente e alcance dos objetivos e metas da sua empresa oportunizando um crescimento sustentável.

Eis o seu desafio atual, compreender que na condição de empresário você deverá focar no “todo” e não apenas no veículo, e para que haja eficiência nesta caminhada faço a sugestão de buscar conhecimento e desenvolver habilidades em Gestão de Clientes, Gestão de Pessoas, Gestão de Processos e Gestão financeira e claro inovação tecnológica do setor de reparação automotiva. Isso mesmo, acredito que neste momento você deve estar pensando “Nossa!!! mas é muito complicado”, sim vamos dizer que é complexo, mas necessário, o mercado mudou, clientes estão mais exigentes, a tecnologia embarcada nos veículos exigem mais equipamentos e conhecimento, os concorrentes estão mais eficientes e você não pode parar no tempo, caso contrário perderá espaço no mercado ou atenderá os clientes que sobrarem e talvez não seja a melhor opção. Ter uma empresa atualmente pode ser um sonho ou o pior dos pesadelos, isso irá depender do quanto você está preparado para ser empresário, e esse preparo é um misto de teoria e prática, portanto estude o que realmente um empresário deve saber, e depois aplique na prática para ter mais chances de ser um empresário bem sucedido.

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gestão de oficinas mecânicas
Rodimar Marchiori – Diretor da Marchiori Consultoria
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