Nakata recomenda uso da chave fixa ou allen na hora da troca do amortecedor – Revista Reparação Automotiva

Nakata recomenda uso da chave fixa ou allen na hora da troca do amortecedor

Nakata recomenda uso da chave fixa ou allen na hora da troca do amortecedor

Análise detalhada dos componentes de suspensão, ferramenta adequada e equalização do amortecedor garantem a qualidade do serviço.

A troca de amortecedor exige muito cuidado e atenção já que qualquer defeito compromete a dirigibilidade e segurança do automóvel, além de gerar retrabalho para o mecânico e altos custos para o dono do carro.  A Nakata, líder em componentes para o sistema de suspensão no mercado de reposição, apresenta no seu blog com dicas para mecânicos, dicas técnicas de como fazer a troca do amortecedor de forma mais assertiva. A ideia é proporcionar para os mecânicos um passo a passo de como economizar tempo sem interferir na qualidade do serviço prestado.

De acordo com a marca, a falta de foco e de alguns cuidados durante o procedimento geram problemas para o dono do carro e para o mecânico. Uma situação apresentada, que é muito comum, é o vazamento do óleo do componente, provocado por erro de manuseio.

As análises das peças que retornam à fabricante mostram casos em que a haste do amortecedor está danificada, com chanfros causados pelo manuseio inadequado da ferramenta utilizada na montagem. O exame indica o uso do alicate de pressão para segurar a peça durante a fixação da porca superior, deixando ranhuras profundas na extensão da peça o que ocasiona o vazamento de óleo por todo o componente durante o seu funcionamento. 

Para evitar o problema após a troca, a marca reforça a importância do uso de ferramentas adequadas, como uma chave fixa ou allen.

Além desse cuidado para uma troca eficiente, a Nakata alerta para a importância de uma análise detalhada do componente e a realização de testes de rodagem.  A análise geral da suspensão, ao elevar o veículo para observá-lo por baixo, é outra dica da marca para agilizar todo o serviço e ajudar a identificar a real fonte do problema. 

Outro ponto que merece destaque entre as dicas disponibilizadas pela marca é importância da equalização do amortecedor para a finalização do serviço. Sem ela, o cliente sairá da oficina ainda com ruídos e falhas. O procedimento, responsável pela eliminação do ar presente no tubo interno da peça, dependente da atenção e experiência do profissional na oficina. Uma dica divulgada pela Nakata é não deixar a peça na horizontal, já que é grande a probabilidade de que o trabalho seja desperdiçado, enchendo o amortecedor com novas bolhas de ar.

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