Há apenas três formas de aumentar a receita na sua oficina, mas apenas uma é a mais adequada! – Revista Reparação Automotiva

Há apenas três formas de aumentar a receita na sua oficina, mas apenas uma é a mais adequada!

Há apenas três formas de aumentar a receita na sua oficina, mas apenas uma é a mais adequada!

Estive fazendo, enquanto consultor, uma reflexão sobre quais são as formas possíveis para se aumentar a receita de uma oficina mecânica. Analisei todas as possibilidades, visto que aparentemente existem muitas opções e estratégias. Mas buscava fundamentalmente, aquelas que definissem a condição básica para o incremento das vendas de uma empresa de serviços automotivos. E daí cheguei a três modelos básicos que se aplicam a essa questão. 

A primeira forma para incrementar a receita da oficina é vender para mais clientes!Isso quer dizer que sua base de clientes terá que ser ampliada, aumentando o número de clientes atendidos, e consequentemente melhorando o resultado no final do mês. Parece bem obvio, não é verdade? Afinal, para vender mais é só conseguir mais clientes, não é mesmo? Bem, só que há algo por traz disso, e é o desprendimento maior de energia para atrair esses novos clientes, além do quê, o aumento na demanda de atendimentos, caso você não esteja bem preparado vai gerar insatisfação pela maior demora na realização dos serviços, e queda na qualidade do atendimento pela sobrecarga do setor de recepção. Não esquecendo ainda, que atrair novos clientes é caro pois exige ações de marketing.

A segunda maneira de melhorar o resultado é vender mais para quem já é cliente. Isso parece mais racional, afinal eliminamos o custo de aquisição de novos clientes, e focamos em oferecer mais serviços para aqueles que já são “fregueses” da empresa. Em resumo, é a fórmula para aumento do ticket médio! Apesar de eficiente, e eu recomendo muito essa estratégia para meus clientes, não é a mais eficaz. A questão é que não é possível ter efetividade de incremento de vendas em 100% dos clientes atendidos. O que em parte termina limitando o resultado dessa estratégia. Por isso para mim a terceira é a mais adequada.

A terceira forma de incrementar as vendas dentro da oficina, é ao meu ver, a mais eficiente dentre as demais apresentadas, e está relacionada a produtividade. Sim, quando nos tornamos produtivos somos capazes de otimizar ao máximo os recursos da empresa, realizando com a maior eficiência possível cada atividade! E é daí que vem o ganho, afinal em cada um dos serviços executados estamos aumentando os ganhos! Isso torna essa estratégia a mais efetiva e vantajosa, afinal não temos o desprendimento de energia e recursos financeiros das outras estratégias. Pense nisso!

por ALEXANDRE COSTA, consultor sênior especializado em inovação para o setor automotivo, com 25 anos de experiência. Palestrante convidado a participar dos principais eventos do mercado em todo o País e diretor da ALPHA Consultoria, empresa dedicada ao segmento automotivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *