Série: o que todo “dono” de oficina deveria saber, antes de abrir seu negócio – Revista Reparação Automotiva

Série: o que todo “dono” de oficina deveria saber, antes de abrir seu negócio

Série: o que todo “dono” de oficina deveria saber, antes de abrir seu negócio

Olá Pessoal, seguindo nossa caminhada rumo a uma ampla reflexão sobre conceitos que talvez você tenha sobre o que é ser empresário, e através desta reflexão possa sim mudar alguns conceitos para obter melhores resultados. Nossa caminhada está baseada na seguinte premissa: O que todo “Dono” de Oficina Mecânica deveria saber antes de iniciar o seu negócio.

Terceira dica: Desenvolver a habilidade de entender as pessoas pode ser o conhecimento mais precioso que você poderá ter e que realmente fará toda a diferença para o seu negócio. 

Um dos maiores desafios e o maior diferencial de uma empresa é a Eficiência na gestão de Pessoas. Pessoas são complexas, pensam diferente, possuem valores e crenças que muitas vezes são divergentes, mas se você tiver a habilidade de entender isso, pode fazer toda a diferença na elaboração de estratégias e busca de resultados, porém se observar essa complexidade como um “problema”, realmente você terá muita dor de cabeça. 

Não existe equipe perfeita, mas existem sim pessoas bem alinhadas, engajadas a um objetivo em comum, porém isso não surge de forma automática. É preciso que haja um agente catalizador, um líder disposto a compreender a complexidade, ouvir, falar e articular, utilizando as forças e fraquezas presentes na equipe para gerar o melhor resultado com a arte de se complementar. As diferenças quando se complementam geram grandes diferenciais, mas sem uma boa liderança geram stress, intrigas e baixa produtividade. 

Quando sua empresa está iniciando no mercado tudo está nas suas mãos, de maneira prática, a maioria dos processos passa por você, se não todos, pelo menos os mais importantes e isso valida a qualidade da empresa e os resultados. A partir do momento que você desejar atender mais clientes para aumentar faturamento, será necessário contratar mais pessoas para dar suporte e assumir responsabilidades que até então eram suas, aí começa o grande desafio e as inseguranças, será que posso confiar? Será que irá fazer como eu faço?

É o momento que vai exigir de você habilidades de um bom líder, para ensinar, delegar tarefas e influenciar as pessoas a entregarem o melhor resultado. 

O grande problema é que muitos empresários negligenciaram essa etapa, cresceram e não desenvolveram habilidade para serem bons líderes, treinaram apenas serem bons reparadores de automóveis, e assim como resultado colhem stress, baixa produtividade, insatisfação profissional e frustração como empresário. 

No setor de prestação de serviços, o fator humano é determinante para a qualidade e a solução dos problemas dos clientes, se as pessoas não estiverem comprometidas e focadas em fazer o melhor, o risco de problemas e insatisfação dos clientes é muito grande. Então fica a dica, desenvolva habilidades para gestão de pessoas e aumentará a chance de ter uma empresa bem sucedida. Na próxima edição mais dicas. 

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